Como foi possível abrir uma frente de episódios para o Luneta Sonora? Teve episódios gravados para três semanas, todos já no ar.
Pergunta feita por este editor
O tema das #SetePerguntas da semana é sobre frentes de conteúdo que foram abertas tendo em mente que a filosofia de trabalho vai mudar, ou melhor, está mudando. E o próprio tema é fruto de uma frente de conteúdo. Quando esta pergunta foi elaborada, no início deste mês, tinha feito uma frente de episódios do Luneta Sonora para três semanas, e todos os episódios, de fato, estão no ar. Foram os episódios 182, 183 e 184, gravados de uma tacada só na noite do dia 21 de março. E foi na mesma ocasião que o podcast mudou o visual, adotando a paleta de cores atualizada. O que foi um grande divisor de águas, diga-se de passagem.
Só que agora, eu não falo somente da frente que entrou no ar por completo, e sim, do que eu já fiz depois dessa frente de conteúdo. O Luneta Sonora, inclusive, foi o primeiro tema a ter uma frente de conteúdo estabelecida, justamente por conta da dificuldade que é gravar os episódios no estágio atual do quarto. Enquanto eu não estiver sozinho no quarto, vai ser assim, e eu estou preparando a transição exatamente pelo Luneta Sonora por conta de ser esse projeto o que vai tornar o meu novo ambiente mais conhecido, até mesmo dentro dos outros temas. Você até pode conhecer o meu quarto como sendo o quarto do Luneta Sonora. Mas vai ser usado para tudo.
É por conta das restrições atuais de privacidade que atualmente os episódios do podcast são somente em áudio, de modo que a meta do episódio 200 foi estabelecida justamente dentro daquilo que eu acredito que esteja com o novo quarto totalmente estabelecido. Isso permite que eu trabalhe seguramente com essa meta no segundo semestre; até junho ainda não terá passado dos 200 episódios, o episódio da última sexta-feira de junho será o de número 192, e o de número 200 no máximo deve ir ao ar em agosto. Se a mudança acontecer em julho, a meta fica em pé justamente pelo fato do número 200 ser um ponto de virada; não queria começar com um número quebrado.
Além das restrições atuais do quarto, tem também o fato dos episódios do Luneta Sonora atualmente serem um áudio praticamente bruto, procurando evitar todo o barulho externo possível – por isso também a troca da porta de vidro por uma de madeira, esta já concretizada – por conta da descontinuidade da ferramenta de podcasting que eu usava para editar os episódios com trilha sonora e tudo, hoje ela serve apenas para transmissão dos episódios para todas as plataformas, e isso inclui o YouTube. Além do YouTube, o Spotify também permite postar episódios de podcast em formato vídeo. E a ferramenta que eu uso é do próprio Spotify, o Spotify for Creators, antigo Spotify for Podcasters, antigo Anchor.
Com a privacidade que um ambiente próprio oferece, abre-se a possibilidade, por exemplo, de gravar vídeos, conferências, fazer um curso, aprender, coisas que hoje em dia o ambiente atual não me permite. Fiz uma frente de conteúdo, a mencionada na pergunta, e deu certo. Depois que o episódio 184 foi ao ar, estabeleci uma nova frente de conteúdo no dia 4 de abril, com quatro episódios: 185, 186, 187 e 188. Na última sexta-feira foi ao ar o episódio 186, e nesta sexta-feira, vai ao ar o episódio 187. Isso foi possível por conta do tempo que eu estou encontrando para poder gravar mais de um episódio, ao mesmo tempo que quero aproveitar o tempo livre para realizar outras frentes de conteúdo.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.