Salões de beleza, consultórios e outros estabelecimentos de consulta presencial e individualizada não precisam de filas e aglomerações ainda mais em momentos como esse de pandemia. Em compensação, é possível trabalhar com segurança e com uma mãozinha da tecnologia, ou melhor, de sua página do Facebook. E pensando nisso, combinando divulgação do negócio com facilidade na vida do cliente, foi que me lembrei da ferramenta de horas marcadas do Facebook.
Essa é uma ferramenta das páginas do Facebook, ou seja, se você tem um perfil, é viável criar uma página específica para o seu negócio. Com o orçamento apertado, nem todo mundo pode fazer um site, por exemplo. Mas uma página no Facebook pode quebrar o seu galho – vários, para falar a verdade – quando falamos de negócios que começam agora ou que são sustento importante para várias famílias Brasil afora.
Uma mão na roda
O que uma simples página do Facebook pode fazer são maravilhas no seu negócio, como:
- Manter a sua marca em evidência;
- Aumentar o engajamento da sua página;
- Trazer uma certa sensação de proximidade entre o cliente e o seu negócio;
- Organizar a sua rotina, afinal estamos falando de uma ferramenta de agendamento;
O recurso é velho, mas resolvi ensinar como é que funciona para trazer essa funcionalidade aos novos protocolos. Ao mesmo tempo que você divulga a sua marca, você usa a sua página como uma ferramenta de agendamento fácil e gratuita para organizar o seu trabalho. Você determina o horário que está disponível – o seu horário comercial, lógico – e o cliente marca uma hora para comparecer ao seu local de trabalho – ou você mesmo, na casa do seu cliente, sim, é excelente também para atendimento em domicílio.
O cliente vai ser notificado da proximidade do horário marcado no aplicativo do Facebook, pelo Messenger ou por SMS.
E você ainda pode integrar o agendamento com o Google Agenda, que sincroniza os dados. Todo celular com Android tem um Google Agenda, e quem trabalha com serviços agendados, garanto que nunca larga o celular.
Como configurar
Na sua página do Facebook, configure o botão de chamada para ação, que aparece como “Adicionar um botão”. Clique.
Vai aparecer uma gama de opções, selecione “Reservar agora”.
Clique em “Horas marcadas do Facebook”.
Selecione os horários em que você está disponível. Isso é para garantir que o seu cliente vai marcar um horário onde você esteja no estabelecimento.
Por fim, selecione algumas opções, como se você pode aprovar as horas marcadas, se você pode permitir que uma pessoa marquem o mesmo horário que outra pessoa marcou, e é aí que você sincroniza com o Google Agenda.
Nisso, você confere a sua lista de serviços e adiciona os serviços que você oferece.
Depois disso, o que temos é este calendário. É por aqui que você vai acompanhar as reservas que os seus clientes irão fazer.
Nesta página de ajuda do Facebook há outras dicas dessa mesma ferramenta. Eu lancei apenas alguns macetes com a página de testes com nenhuma pessoa curtindo que eu tinha aqui.
Espero que tenha gostado da dica, e tenha ótimos negócios. Porque em momentos como esse, criatividade é tudo, e é quem se reinventa quem consegue se sair melhor em cenários de crise.