O maior sentimento de frustração que eu tenho é quando eu coloco um assunto tão complexo em uma matéria só. Eu sinto que posso fazer um assunto render quando eu pulverizo em dois, três, quatro posts. As pessoas vão se interessando, e isso tem ótimos reflexos no site. O que faz um redator como eu muito feliz.
E porque eu faço isso? Porque as pessoas procuram informações específicas e detalhadas sobre um determinado assunto, e quando acredito no potencial dele, eu busco todos os detalhes possíveis trabalhando com dados. E aí faço render. Afinal, para entender melhor um assunto, só escrevendo várias e várias vezes. Estar por dentro para fazer o leitor se aprofundar.
Essa é a técnica – sem segredos – empregada na cobertura da retomada dos transportes em João Pessoa para o Ônibus Paraibanos – aquele assunto que é ótimo de escrever, e de passar raiva junto com o público como passageiro do transporte público – embora eu ainda não o tenha usado nessa retomada do sistema.
Tratar de um assunto sensível a cidade como o transporte coletivo é fazer um assunto específico dentro dele repercutir em cada bairro. É também ouvir de certa maneira o que as pessoas tem a falar e também permitir que elas falem. Trago os fatos, quero opiniões.
Diversificando a informação – e os canais
Quanto mais elas forem diversas e quanto mais canais e locais puder criar para elas, melhor. É por isso que um assunto pode ser pulverizado; se eu tenho três linhas novas, eu posso criar uma matéria para cada e depois agrupar em resumo. Desse modo eu testo a repercussão com a coletividade – maximizando, a cidade toda – e em grupos específicos – bairro a bairro.
Ouvir em especificidade melhora a entrega e permite um enfoque específico. Melhor que um post com várias pessoas comentando vários assuntos dentro do assunto e no fim não entender o que elas querem dizer. Ser específico as inclui.
Uma fórmula simples e dinâmica de conseguir atingir de uma maneira mais certeira as metas e objetivos para o site. E tem dado certo. Assim, gero mais visitas e mantenho o público ligado. E nesse meio, a estratégia mais inteligente faz toda a diferença.
E desse modo, faço um assunto render. Mais inclusão, mais democratização dos assuntos, mais vantagem para o site. Que fica mais ativo, mais visitado e mais movimentado. E é assim que um redator como eu fica feliz.