Image

Eu, uma pessoa organizada

Você se considera uma pessoa organizada? Quando você entendeu que poderia organizar sua vida, sua rotina, suas coisas?

Você se considera uma pessoa organizada? Quando você entendeu que poderia organizar sua vida, sua rotina, suas coisas?

Pergunta feita por este editor

A minha vida já é uma bagunça por si só, mas tem momentos que você precisa se dar um basta e se perguntar se vale a pena continuar assim em nome daquilo que você acredita. Afinal, se você não faz nada para mudar o seu status de produtividade, na prática, você não faz nada. Em todos os sentidos. Eu entendi que para ser uma pessoa produtiva e pelo menos útil, eu precisava ser uma pessoa organizada. Não tinha uma agenda, não tinha uma rotina regrada, não tinha nada, então, por onde eu poderia começar para dizer que eu poderia ser uma pessoa organizada mesmo? Para isso, eu tinha que colocar a cabeça para funcionar.

Vamos começar pela rotina aqui do site, que é uma coisa que reflete de fato a minha vida: embora eu não conte absolutamente nada sobre aspectos pessoais a não ser que eu seja questionado sobre elas, eu deixo muitas coisas nas entrelinhas de cada texto. Hoje o site tem quatro posts por dia (são 28 posts semanais), mas até 2022, eu postava a hora que eu queria e eu poderia ficar dias sem postar. Teve momentos em que era impossível manter o site minimamente atualizado, e isso nos tempos da faculdade. Quando eu migrei o site para hospedagem própria, demorei para engrenar, e quando engrenei, foi para valer.

O ponto de virada é justamente o ano de 2022, quando surge o desafio do Bloganuary, em que eu resolvi fazer os posts com um tema diferente propostos pelo WordPress.com. E virou uma tradição de janeiro, e não só isso: foi o que praticamente determinou que eu criasse um hábito de escrita diária. Mas eu não poderia escrever qualquer coisa de qualquer maneira todos os dias: eu precisava organizar os temas, porque eu acreditava que ficaria mais organizado e as pessoas entenderiam o meu propósito em comunicar para elas. Queria tratar de um tema por semana. Mas onde eu iria conseguir temas para alimentar o site diariamente?

Para isso, precisei revisitar o site em busca de vários temas que eu trabalhei em outros tempos de forma esporádica, atualizei suas propostas, coloquei cada tema em um determinado dia e fiz a minha agenda. Revisitei tudo o que eu já produzi ao longo dos anos, pois poderia transformar ideias que eu já tinha publicado aqui em temas semanais, a exemplo do #ContentTalks das segundas-feiras, a minicoluna das quartas-feiras, o Luneta Sonora das sextas-feiras e por aí vai. Eu crio uma rotina para mim, e ao mesmo tempo eu acostumo o público com uma programação linear: ele já fica sabendo quando a minicoluna, o Luneta Sonora e o #96folhas entram no ar.

E assim eu fui evoluindo naturalmente na medida em que eu me sentia pronto para aumentar a minha carga de trabalho. Começou com um post, depois evoluiu para dois com o Daily Prompt – que é o Conhecendo Você atualmente – depois vieram as artes digitais, e depois, para permitir que eu tivesse um pouco mais de liberdade criativa, surgiram os destaques aleatórios, que aos poucos vão virando temas também. Depois eu trouxe essa organização para as redes sociais, e assim eu me permiti criar as minhas regras, e começar a me tornar uma pessoa organizada. Que agora segue uma rotina rígida que eu mesmo me determinei.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile