Image

Escrever treina a memória

Você acredita que escrever treina a sua memória?

Você acredita que escrever treina a sua memória?

Pergunta feita por este editor

Este site passou de 8800 posts publicados. 8800 ideias que eu juntei em 16 anos que mantenho este ambiente digital, uma das minhas maiores realizações, que eu tanto luto para manter em pé. E sem saber onde arrumar forças mais. Mas força, é o que a gente tem quando consegue ir além com o que se tem. É assim que eu treino a minha memória, escrevendo um monte de coisas, arrumando os textos, treinando a minha gramática, minha ortografia e sei lá o que mais eu tiver vontade de fazer para poder manter as minhas ideias vivas em todos os ambientes possíveis. Só sei que eu consegui o que poucas pessoas conseguem, e isso por si só já é uma proeza para se celebrar.

Quanta vontade se há de escrever, de criar, de fazer um monte de coisas incríveis em um ambiente digital? Aliás, quantas memórias se guardam em um ambiente digital? Eu guardei várias memórias dentro de mim, mas sabe como é: a minha cabeça é pequena demais para tantas ideias. Elas cabem em um site, onde eu posso colocar quantas ideias eu quiser, no tempo que eu quiser, mas eu resolvi dedicar um tempo por dia para isso, bem como eu estabeleci uma agenda de quatro posts por dia. É desse modo que eu estou treinando a minha escrita, ao mesmo tempo em que eu quero expressar as minhas ideias em um lugar onde eu possa me sentir à vontade e estar no controle.

Para mim, nunca se deve ficar tanto tempo sem escrever, para não esquecer. Para manter a linguagem em dia, é importante treinar a sua escrita, manter um hábito de leitura, que assim você dificilmente vai escrever um texto que não seja compreensível para as pessoas. É isso que me fascina nessa arte de jogar com as palavras, uma coisa que eu sinto toda vez que eu escrevo. É sobre jogar as suas ideias em um papel, em uma tela, em qualquer lugar onde você possa fazer isso. A expressão é uma das coisas mais valiosas que você pode ter e desenvolver, principalmente quando você mantém o hábito da escrita diária, como eu venho fazendo todos os dias.

Quando você escreve, você mantém viva a memória das coisas que você aprendeu ao longo do tempo e dificilmente vai cometer erros, se bem que um ou outro pode escapar no momento que você escreve, mas você revisa o texto inteiro para procurar algum erro que você venha a cometer. O importante é entregar um texto compreensível, que estimule as pessoas a ler, afinal, é lendo que a gente também mantém a escrita afiada. E eu entendo que escrever é tão importante quanto ler e uma coisa não vive sem a outra.

Em algum momento, você vai precisar da escrita, de aprender um pouco mais de gramática, de entender por que as aulas de português que você teve na escola fazem sentido na sua vida adulta, no seu momento de hoje, e porque elas são tão essenciais nesse momento em que você desenvolve o seu trabalho e constrói a sua memória. E no meu caso, ainda tem o incremento da Redação Publicitária. Muitas experiências, jogos de palavras, leituras diárias e outras coisas mais fazem com que, para mim, a escrita seja uma rotina diária. E é assim que eu mantenho a minha memória em dia, escrevendo onde eu puder escrever, lançando as minhas ideias pelo ar.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile