Houve alguma mudança no engajamento cívico ou na participação em atividades comunitárias desde a proliferação da Internet? As pessoas estão mais envolvidas em questões locais através de plataformas online?
Pergunta gerada por inteligência artificial e respondida por mim
Como bem disse em posts anteriores, não poderia dizer que houve mudanças significativas na questão de participação e envolvimento em atividades comunitárias desde a proliferação da Internet.
Para mim, isso é uma coisa que ainda está faltando e precisa ser melhor trabalhado: um maior envolvimento com as questões comunitárias sendo parte da comunidade.
Muitas vezes, para criar esse envolvimento usamos as plataformas de mídia social, e muitas vezes dentro delas usamos os meios errados, e nem sempre esses erros são intencionais, são no impulso mesmo, o impulso de ver uma solução ser resolvida de imediato.
Afinal, muitas vezes essas plataformas terminam sendo “engolidas” por gente grande, que cria a narrativa que quiser e mete engajamento comunitário como se o que essa “gente grande” representa fosse o pensamento da comunidade.
Isso é uma coisa que ainda está adormecida nela. A gente não pode simplesmente terceirizar esse potencial quando pode fazer isso por conta própria, o que confere autenticidade.
É por conta disso que precisamos reavaliar o engajamento cívico e a participação em atividades comunitárias, justamente para evitar que canalizemos essas aspirações em terceiros que não nos conhecem direito.
Ainda é tempo, e o que estiver ao nosso alcance, faremos.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: