Image

Do rascunho ao projeto

Em que momento você sente que a ideia deixou de ser apenas um rascunho e virou um projeto?

Em que momento você sente que a ideia deixou de ser apenas um rascunho e virou um projeto?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Este post ficou duas semanas no rascunho. Só iria ao ar em um dia marcado, que é quando esse post, que até então estava apenas no campo das ideias, iria amadurecer. Pois bem, esse dia chegou, e hoje você pode tomar conhecimento da ideia que eu tive e da resposta que eu estou dando para essa pergunta. Sobre em que momento eu sinto que a ideia que eu tive lá atrás, há muito tempo atrás, deixou de ser apenas um rascunho e virou um projeto. E olha que eu falo isso de um projeto ainda maior, que ficou no campo do rascunho por meses até se tornar realidade quando eu acreditei que isso seria impossível. Pois bem, saibam que não existem sonhos impossíveis.

E para que você entenda o que eu quero dizer, lá vai mais uma das minhas analogias loucas, porque eu acredito que só assim vocês entendem as minhas ideias. Se eu falo uma coisa complicada demais, ninguém vai entender absolutamente nada. Mas se eu fizer uma analogia, fica fácil de você entender o que eu quero dizer. A analogia que eu quero trazer é justamente essa: de onde surge o conceito de que uma ideia precisa ser e estar madura para eu dizer que ela está pronta para ser apresentada para as pessoas? Pois bem, o que você conhece do mundo ao seu redor que fica verde e amadurece? Pois é, é isso mesmo. Um fruto de uma árvore.

Ideias nascem verdes, como um fruto em uma árvore. Você precisa saber a hora de colher esse fruto, que é o momento em que ela fica madura, fica no ponto. Um fruto quando fica maduro é porque ficou meses e meses amadurecendo, afinal, é justamente o conceito de uma ideia. Ela não nasce de uma hora para outra, não nasce do dia para o outro, ela precisa amadurecer para estar pronta. Um fruto verde não tem o mesmo gosto, você não vai conseguir digerir. Um fruto maduro já está pronto para isso e muito mais. Porque você não consome apenas o fruto: faz de tudo com ele, de suco a doce, de sorvete a geleia. É uma ideia se transformando em várias outras.

É aqui que eu quero trazer o conceito do amadurecimento de ideias, de quando a ideia deixa de ser um mero rascunho, como tantos que eu já fiz e que ainda estão nesse campo do rascunho para virarem um projeto de fato. Leva tempo para as coisas ficarem prontas. Eu mesmo levei horas para escrever este texto, porque eu precisava juntar as ideias, fazer a salada de frutas para que vocês possam consumir. Dá trabalho encontrar os ingredientes certos e levar algo minimamente legível e compreensível para vocês. Será que esse texto seria compreendido com um monte de palavras embaralhadas e textos desorganizados?

No fim, você entende como é que uma ideia se torna um texto que se torna um post e no fim você termina lendo e entendendo o que eu quero dizer. E no fim, que eu poderia dizer que não é o fim porque para muitas pessoas este pode ser um começo, esta foi uma ideia que se tornou realidade. E está entregue para que você possa ler. O que antes era só uma pergunta, só uma ideia que eu nem lembrava mais por ter deixado no rascunho, que eu não sabia por onde começar, quanto mais por onde terminar, está mais do que consolidada e é parte fundamental do seu pensamento, do que você entende por arte, de cidade, de comunicação, que é o tripé que eu trabalho e que dá base ao que eu quero trazer para vocês.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile