Quando penso na distribuição do conteúdo que produzo, é porque muitas vezes faço isso sozinho. Quando fiz um blog, sabia que ia fazer vários trabalhos num só: identidade, códigos, distribuição… Ser multitarefas, mas pela redação. O que for possível ao meu alcance para distribuir eu tô fazendo.
Descobri novas ferramentas, aperfeiçoei outras, corrigi o que achei que não precisasse mais.
As tarefas de inteligência artificial de distribuição de conteúdo foram desconcentradas; além do IFTTT, descobri o Zapier que faz bem mais coisas, mas é tão bom no que faz quanto. O que for de menor volume deixei lá, equilibrando as limitações de cada um com as necessidades.
Multitarefas
Os sites também usam gerenciadores Hootsuite para dar suporte as publicações e fazer atividades multitarefas. Eu errei em abandonar essa ferramenta quando achei que não ia mais precisar dela. Mas voltei a usar o Hootsuite e estou bem contente com os resultados. Uso também para distribuir através dos applets o conteúdo para páginas do LinkedIn, em especial a da 612 Comunicação.
Tudo isso serve apenas para distribuir. O público é atraído por conteúdo. E tudo isso é feito porque monitoro números das pessoas que seguem, gráficos dos sites, tudo é minuciosamente acompanhado por mim. Se algo estiver errado, resolvo no braço. O crescimento orgânico é uma consequência e entendo que qualidade no conteúdo é tão importante que o número de pessoas que por ele se atraem. É estudando o comportamento delas que traço novas estratégias.
E se comunicar com o público é fundamental. É por isso que a distribuição de conteúdo é fundamental, porque eu preciso de tempo para produzir, para entender e para receber feedback.
Não é um trabalho mole. É de quem se formou no que mais ama: Comunicação Social. E não entrei pra brincar. Onde for necessário espalhar conteúdo onde for e como for, assim farei. Porque é o que amo fazer. E é o que sigo fazendo.