Image

Criar sem propósito é liberdade

Por que nem toda criação precisa ser útil?
,

Por que nem toda criação precisa ser útil?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Toda criação é útil, mas nem toda criação precisa ser de início útil. O propósito de criar, muitas vezes, nem é ter um propósito claro. Talvez é aqui que esteja a graça da criação: a de entender como as coisas funcionam e atribuir utilidade a essas coisas. É a liberdade que a gente tem e que a gente valoriza, uma liberdade que não te prende, uma liberdade plena e real. A mais valiosa de todas as liberdades, eu diria. A liberdade de criação, de possibilidades, de entender que o propósito das coisas a gente vai encontrando aos pouquinhos, não precisa ser tão certeiro naquilo que a gente procura, é só tentar, pelo menos, tentar.

A gente atribui a utilidade das coisas que a gente cria aos pouquinhos, e no meio de tudo isso, vai descobrindo que aquela criação deveria ter sido feita há muito tempo. A utilidade é a gente que cria, a utilidade é a gente que adapta. Não poderia dizer simplesmente que nem toda criação precisa ser útil, porque toda criação é útil, mesmo aquela criação que você nem sabe o que fez e porque fez. Estamos falando do propósito da criação, da necessidade de criar, do quanto a gente sonha com coisas maiores com o que a gente tem e com o que a gente pode. Afinal de contas, é sobre isso: a possibilidade de criar sem limite.

A criação surge quando a gente quer, de certa forma, atribuir uma utilidade ou capacitar essa criação para uma utilidade básica. Pode até ser verdade no sentido da pergunta que nem toda criação precise ser útil. E muitas vezes, a gente nem imagina que as coisas que a gente cria tem um propósito que a gente nem sonha que elas possam ter, porque era para ser, afinal, o propósito e o destino andam de mãos dadas, e a gente não precisa se preocupar com o propósito quando a gente quer criar com liberdade. Quando a sua criação é livre, o propósito surge como uma resposta básica para uma coisa que há muito tempo você queria resolver e não sabia como. Descobriu porque a liberdade é mais poderosa que a pressão de encontrar um propósito.

Esse conceito de criar sem propósito ou da utilidade da criação é o que eu quero dizer no conceito da resposta, para que não fique entendido que nem toda criação é útil: toda criação encontra a sua utilidade aos poucos, ela não nasce pronta, se ela ainda não existe, você naturalmente não vai entender ainda a utilidade que a sua criação tem, mas ela tem utilidade e tem propósito: basta seguir criando e insistindo, que você vai entender esse propósito que muitas vezes surge por acaso. É por isso que eu digo que criar sem propósito é liberdade, porque todas as formas de criar são possíveis quando a gente atribui ou capacita uma utilidade ao que a gente quer criar.

O propósito da criação é, talvez, não existir um propósito claro, é o que eu poderia chamar de uma coisa que é parte de nós, que criamos, que fazemos acontecer, porque precisa acontecer. E você entende o propósito da sua criação quando a vê pronta, porque enquanto ela ainda é uma coisa da sua cabeça, evidentemente você não encontra ainda um propósito para ela, você precisa entender a criação para encontrar o propósito, que muitas vezes você encontra por acaso. Esse propósito nasce quando a sua criação se materializa. A criação por si só é o maior propósito que existe, e o motivo disso tudo existir. Não havia um propósito nas coisas que eu criava, eu fui descobrindo aos poucos.

Nem toda criação precisa ser útil, porque você descobre a utilidade da sua criação conforme o tempo passa e você vai notando o quanto é importante criar com objetivo, descobrindo aos poucos que aquilo vai se tornar mais do que indispensável, uma parte importante da sua vida e uma ferramenta importante para a sua criatividade. É não sentir a pressão. É simplesmente, criar, sem entender direito o que você está querendo fazer, mas fazendo porque é da sua natureza, é do seu instinto, e nada vai mudar isso em você. É sobre o que você é, é sobre quem você é. E é sobre isso. Criar sem propósito é liberdade. E o propósito? A gente descobre quando cria, porque nada é mais livre que o propósito que a gente descobre quando cria.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile