Image

Contrato assinado, trabalho valorizado

Você entende que a partir de agora os clientes valorizam mais o seu trabalho depois que você passou a regular as relações de trabalho por meio de contratos?

Você entende que a partir de agora os clientes valorizam mais o seu trabalho depois que você passou a regular as relações de trabalho por meio de contratos?

Pergunta feita por este editor

Cheguei em um momento que estou próximo de encerrar o primeiro ciclo mensal dos contratos, ou seja, um ciclo onde os clientes pagaram as suas primeiras parcelas. Os contratos foram feitos em um ciclo de doze meses, onde depois desses doze meses eu vou comunicar um a um se tem o interesse de renovar ou não, e se sim, os valores serão reajustados, por causa dos custos envolvidos no Os quatro primeiros clientes que tiveram os contratos fechados estão em dia. O quinto que ainda não teve o contrato fechado também de certa forma cumpre com as obrigações ainda que em um acordo informal. E por muitas vezes pedi que o trabalho fosse valorizado. E eles entenderam.

Isso para mim é o suficiente, afinal, são pessoas que estão comigo há vários anos e justamente pelo decorrer dos anos, entenderam o sentido e a importância do trabalho que eu realizo todos os dias. Foi por isso que eu consegui fechar os contratos com os clientes que eu já tinha, e eles entenderam a importância de manter o serviço de uma forma sustentável, dentro da medida do possível. Agora, o negócio é chegar a novos clientes, e esses clientes atuais podem indicar os meus serviços a esses novos clientes, afinal, se tem uma coisa difícil para mim, mesmo com todo o aparato de divulgação que eu tenho, é de fazer a mensagem chegar a novas pessoas.

Mas como assim? E os meios que você tem? As coisas não são fáceis para quem não tem muitos recursos, para quem não é famoso, para quem não tem padrinhos fortes. As redes sociais nunca parecem realmente entregar o conteúdo que eu produzo, e depender dos algoritmos é um desafio, ainda que eu queira trabalhar com redes sociais e que eu também ofereça essa possibilidade para os meus clientes. Eu vou precisar das pessoas que sempre confiaram em mim. Aprendi que o offline é mais importante do que o online, e que não existe nada que tenha sido construído com uma base 100% online; mesmo nos tempos de hoje, o offline ainda tem o seu valor.

Os clientes atuais entenderam o valor que um contrato tem para a solidez de um trabalho e estão valorizando justamente por isso. E eles sabem que eu vou lembrar desse compromisso todos os meses, todos os dias se for necessário. Mas eu vou lembrar. Ao mesmo tempo que eu vou sempre ter o compromisso de justificar o compromisso que foi firmado, sempre mantendo os sites atualizados, com o que é necessário para funcionar e abrir mais rápido para o leitor, enfim, sempre mantendo o compromisso de não abandonar os clientes enquanto existir um contrato que regule as relações e estabeleça o que é preciso para uma melhor prestação de serviços.

Contrato assinado, trabalho valorizado. É assim comigo, é assim em qualquer profissão. É assim que deveria ser, uma regra, que eu reconheço que errei ao demorar a adotar, mas que eu corrigi a rota em procurar melhorar. E me permitam fazer o possível para que eu possa melhorar, afinal, em alguns momentos eu posso ter falhado, em outros tantos eu melhorei e procurei melhorar. É assim que eu vou levar a minha filosofia de trabalho não somente para aqueles que me conhecem, mas para aqueles que lá na frente eu vou conhecer, até que eu me firme por completo, sabendo que eu ainda não estou totalmente firme e ainda preciso caminhar.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes
Sair da versão mobile