Como as frentes de conteúdo que você abriu podem ajudar no contexto da mudança de ambiente?
Pergunta feita por este editor
O post de hoje é resultado de uma frente de conteúdo. Isso você já sabe. Como eu já agendo as perguntas no rascunho com as datas que elas vão ao ar, eu fiquei olhando para aquela pergunta durante três semanas muitas vezes sem pensar na resposta que eu daria para ela. E eu posso dizer que é uma coisa do inconsciente: você olha para a pergunta, já começa a pensar na resposta, em vez de olhar a pergunta e muitas vezes não saber o que responder. É por isso que essa frente de conteúdo é uma das mais essenciais, porque para mim, perguntas com respostas bem formuladas são aquelas que são melhor estudadas.
E bem, chegou o momento de dar a resposta para esta pergunta. Se as frentes de conteúdo que eu abri podem ajudar no contexto da mudança de ambiente. Como bem disse, é importante ter frentes de conteúdo justamente para otimizar tempo e ter tempo para resolver coisas que são importantes para a mudança do ambiente. Primeiro, é treinar, é colocar em prática, é criar o que for necessário para ter conteúdo para pelo menos um mês e planejamento para todos os outros. Para que colocar no ar seja um exercício mais simples. O que é mais complexo é criar, e em tempos em que a gente quer tudo da maneira mais rápida, ter tempo para criar é um diferencial.
As frentes de conteúdo que estão sendo feitas ao longo desse mês e dos próximos são estratégicas para esse momento, visto que todo o planejamento começou há um ano, quando os rumores da mudança da minha irmã se tornaram realidade, e já se sabia que um quarto seria desocupado para que eu ficasse com um dos três quartos da casa – afinal, saindo ela, ficarão três pessoas! E todos sabiam que eu precisava de um espaço próprio justamente por conta do volume dos trabalhos e de objetivos que não seriam possíveis dividindo um quarto e espalhando os meus trabalhos pela casa toda, sabendo que cada um tem um ritmo de vida diferente.
A mudança vai acontecer no meio do ano. E por conta disso, eu preciso criar conteúdo que fique reservado enquanto eu preparo a mudança, ainda que ela seja tão e somente mudar móveis e pintar as paredes. O que de qualquer maneira, é uma mudança. Ao mesmo tempo que eu vou ter mais tempo para criar e fazer outras frentes de conteúdo que nem essa, que eu faço ainda na situação atual das coisas, eu posso ter tempo para criar mais conteúdo, com novos recursos, novas ideias, criar conteúdo de vídeo, participar de conferências, e me dedicar a períodos de aprendizagem, que eu queria ter para poder oferecer serviços mais qualificados.
Depois de três semanas olhando para essa pergunta, enfim eu pude dar a resposta, e cá está ela, uma parte daquilo que eu tinha em mente, uma parte daquilo que eu pensei só agora em responder. Sabendo que nesse momento, o que eu preciso fazer são mais perguntas. E pensar em como responder elas. As frentes de conteúdo que estão sendo feitas hoje são parte de um objetivo maior. Como eu bem disse, o que eu mais quero é transformar dias de criação, frentes de conteúdo, em rotina, igual eu tornei a agenda semanal uma rotina ao longo dos anos. E podem acreditar em uma coisa: já estão sendo, e você já pode ver os resultados.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.