O #ContentTalks é um tema que trata de conteúdo. Não para menos tem esse nome. É um dos temas mais dinâmicos porque me permite falar sobre qualquer coisa, sobre a dinâmica das redes sociais a dinâmica de trabalho, do que está bombando nas redes até os bastidores dos projetos. Tudo é conteúdo. O que você faz, e principalmente, o conteúdo que os outros fazem. A dinâmica do conteúdo nos levou até aqui. E irá nos levar a mais um dia específico a falar sobre conteúdo, com a diferença de que não, não é sobre produzir conteúdo. É sobre a matéria-prima do conteúdo que as pessoas produzem todos os dias.
E bem, vocês já devem imaginar do que se trata a mudança que eu estou falando nesses últimos dias, não é? Isso também faz parte da própria sincronia do conteúdo, já que o assunto que eu trato nas #SetePerguntas segue sendo tratado aqui, e termina no Luneta Sonora, que vai ao ar na sexta-feira, mas é quem puxa o fio dos assuntos que são discutidos em cada semana. E o assunto desta semana é o assunto que vai se tornar, de certa forma, o tema de todas as semanas daqui em diante. E do que eu estou falando? No mês que vem, o site ganha outro Talks. Além dos conteúdos sobre conteúdo, vou trazer conteúdo sobre tendências.
A vontade de conversar sobre outras coisas ficou mais forte nesses dias. E eu já vinha querendo desacelerar nas web stories, diante do desempenho do formato. Diante da necessidade de colocar o site nos assuntos do cotidiano, o #TrendTalks surge para atender essa demanda. E este vai ser um tema que vai nortear vários, diante também da necessidade de ter menos destaques aleatórios e ter mais conteúdo para comentar, afinal, quando se tem um espaço para fazer o que quiser, o que custa a sua opinião estar aqui de vez em quando? O site tem o meu nome, e certamente, as pessoas que acessam querem saber não só sobre mim, mas o que eu penso sobre certas coisas. Eu estou fazendo isso direito?
Todo tema que eu lanço tem um componente de autoreflexão sobre o que eu quero apresentar para as pessoas, diante do compromisso que eu assumi de trazer conteúdo diário. Será que eu estou desligado do mundo, das coisas, ou é porque eu cansei de ouvir as mesmas coisas, as mesmas opiniões, ou que eu seria só mais um se eu as desse? Eu pensei em tantas coisas que acabei começando a desenrolar outras tantas que estavam prometidas para a mudança do quarto, e que serão mais do que nunca reforçadas quando a mudança realmente acontecer. Tudo é, de certa forma, pensando nessa nova fase que está próxima de começar.
Os assuntos a tratar são vários, e vem de um termômetro chamado Google Trends. E vocês já imaginam a inspiração desse novo tema. São as pesquisas do ano que todo final do ano eu comento sobre os assuntos que foram destaque no ano em questão. E eu queria estender essas análises em determinados temas para outros momentos, só que eu precisava arrumar uma vaga aqui no site. E eu achei: foi a vaga das terças-feiras, da web story da semana, que precisa dar um tempo ou ser desacelerada por conta dos números da ferramenta não corresponderem tanto quanto no lançamento. Talvez colocar o site no cotidiano nas pessoas funcione com mais eficiência. Pelo menos é nisso que eu acredito, e faz bem mudar de vez em sempre.
O #TrendTalks não é bem uma novidade, ela só precisava de um empurrão que talvez eu ainda não tive para fazer isso, e eu consegui achar o espaço que eu queria agora. Só teve um único post no site. Foi em 2021, quando eu falei justamente de um tema que estava em evidência no momento, o da busca pela vacina da COVID-19. No post, eu lancei vários gráficos que serão utilizados quando forem necessários. E geralmente, vou fazer isso para um tema mais específico. Aos poucos, eu vou determinando as minhas regras, e vocês vão saber como vai ser o #TrendTalks. Agora, só falta uma coisa: quando o tema vai enfim estrear?
Semana que vem! O #TrendTalks entra nos assuntos da semana na Luneta a partir da próxima terça-feira, 3 de março. A web story com os cinco desenhos da #FolhaVermelha deve ir ao ar em um terceiro post do dia. Inicialmente tracei a terça-feira, mas esse dia vai mudar para a quarta-feira, antes da minicoluna, por conta do “Bora Desenhar?” passar a ir ao ar na semana que vem nas terças e quintas por conta das artes digitais juninas, bem como teste para aumentar o volume do tema, que tem uma frente de 249 desenhos, levaria a eternidade se continuasse a ser uma vez na semana. Os vídeos das timelapses? Vão ao ar nas segundas e quartas-feiras.
As mudanças estão acontecendo. Algumas são radicais. Outras são de volume. E muito conteúdo está por vir, na certeza de que a credibilidade que eu necessito precisa de mais palavras, ação, artes e vídeos para ser construída. Nada é igual o tempo todo, e tudo o que se faz por muito tempo, em algum momento, fica para trás quando você não entende que a vida é dinâmica. As coisas que a gente faz e que a gente consome no presente, serão totalmente diferentes no futuro. Até mesmo o mundo que você conhece estará diferente. É por isso que a gente precisa acompanhar a dinâmica da vida e das mudanças que acontecem. Afinal, o tempo passa. E não podemos ficar parados.