O que no seu processo criativo mais contribui para construir um legado?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Construir um legado é uma coisa que não pode ser feita de qualquer maneira. Tem processo, tem método, tem ideias. E são as ideias que transformam coisas que até então parecem simples em coisas que você pode construir da melhor maneira. O processo criativo conta muito na construção de um legado, e você sabe que precisa caprichar para construir um legado que as pessoas lembrem lá na frente. E sabe também que um legado não se constrói de um dia para o outro. Legado se amadurece, muitas vezes se planeja quando você nem sente que está planejando. É mais uma das ideias incríveis que você tem.
A primeira coisa que você deve levar em mente é justamente isso: como você vai construir esse legado. E não apenas um legado, mas um legado que se compõe de vários. Este site não é só feito de assuntos aleatórios. Cada destaque da semana traz um certo ícone, e foi muito delicado, por exemplo, trocar o tema das terças-feiras, mas sei que quando eu preciso fazer isso, eu preciso colocar em mente estratégias e outras ideias para que aos poucos, essa ideia nova seja incorporada ao legado que já existe. E o que ficou para trás, não fica para trás. Fica como um legado que pode em algum momento voltar a ser acionado.
Você fica pensando muitas vezes como construir uma ideia incrível. E fica pensando como essa ideia incrível vai surgir, como você vai amadurecer, como vai trabalhar essa ideia, enfim, são tantas coisas que a gente pensa que no fim das contas você descobre que aquela ideia tem o potencial de se tornar um legado, e sabe também que esse legado não se constrói do dia para a noite, como bem disse anteriormente. Para que a sua ideia se torne um legado, você tem que trabalhar intensivamente nela. Não é simplesmente achar que tudo vai dar certo de primeira. Vai dar errado na maioria das vezes, até você insistir por acreditar que vai dar certo, até que você consegue.
E é assim que legados surgem: nem sempre de primeira, mas com muito trabalho e insistência que aquilo vai dar certo, porque você trabalhou aquela ideia e viu onde pode estar errado, porque ideias não nascem perfeitas e cristalinas, ideias se lapidam como diamante, ideias amadurecem. Você só precisa realizar o seu trabalho e deixar esse trabalho colher os seus frutos. É que nem plantar uma semente que você precisa ter a paciência para esperar crescer e gerar frutos, que são novas ideias. Muitas vezes, é verdade, a ideia incrível surge de repente e você nem lembra como foi que fez aquilo, simplesmente foi lá e fez.
O que mais contribui para construir um legado é exatamente a maneira como você constrói esse legado, as marcas que você deixa, como você quer deixar esse legado para as pessoas. Ideias incríveis são ideias que são executadas praticamente de leve, sem pressão, do começo até o fim, da espera, da paciência de se construir esse legado que lá na frente vai ser importante para você. Um legado bem construído é a chave do sucesso e da longevidade de uma ideia. É dessa maneira que eu sigo construindo as minhas ideias, com todo o esforço possível para que as coisas deem certo, como elas vem dando certo. E como eu quero que as coisas sigam.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.













