Que conexões entre projetos você quer tornar mais evidentes ao longo do ano?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Sabe quando as coisas se conectam e você percebe de cara que cada elemento que parece solto na verdade é parte integrante de uma coisa só, e essas coisas são mentalmente indivisíveis? Pois bem, esses são os meus projetos e quem me acompanha regularmente, deve ter notado como tudo se encaixa e se conecta. O que eu construí, de pontas soltas e projetos considerados aleatórios, foi unir tudo isso e criar conceitos para cada um, dentro do conceito máximo, do tripé arte, cidade e comunicação. Esse tripé reúne em três palavras toda a linha editorial e conceito criativo do site, aquilo que ele se tornou ao longo do tempo.
As conexões já são evidentes: cada série, cada artigo, entra no ar uma vez por semana, uma vez por dia, quero manter evidentes as conexões que já existem – como a organização semanal – quanto as que melhor precisam ser evidentes – como esses temas se conectam dentro do tripé. Talvez as conexões já estabelecidas já seja evidente o suficiente para manter essas conexões evidentes, as que pouca gente percebe são as que precisam ser melhor evidenciadas. Se existem pontas soltas, elas precisam ser mapeadas e conectadas, e esse é um trabalho constante, com análise em cada tema e em cada elemento.
É justamente eliminar as aleatoriedades que ainda existem, não para menos cada tema é trabalhado e dedicado para que cada uma das pernas do tripé sejam mais evidentes em cada post, entendendo o que é arte, o que é cidade, o que é comunicação, no que dois desses elementos se juntam, no que todos se juntam. As séries de arte são mais evidentes, lógico, elas traduzem o conceito de cidade nas paisagens e nos aspectos, e da comunicação no sentido de usar os elementos de vídeo e fotografia para serem apresentadas, e para que as pessoas entendam a série por si só, não para menos os desenhos são numerados pela sequência real no caderno.
O #ContentTalks traz conteúdos sobre conteúdo e está inserido no conceito de comunicação na veia. O #TrendTalks traz assuntos de destaque no site, que só são possíveis porque a comunicação torna isso possível. A minicoluna trabalha todas as pernas do tripé no sentido de trazer bastidores de todas as pernas do tripé. O #MinhaCidade nem precisa falar. E existem séries como o #SetePerguntas e o Luneta Sonora que trazem discussões e enriquecem assuntos dentro desse tripé. Sobrou a Crônica de Domingo? É entender cada uma das pernas do tripé através do seu olhar, como uma conversa, como uma reflexão.
Viu como tudo se conecta, tudo está se conectando e como tudo vai se conectar? Não queria criar um projeto aleatório, não queria fazer um site com posts aleatórios falando nada com coisa nenhuma. Desses momentos – e dessa bagunça – eu não quero jamais esquecer, porque foram esses momentos que me fizeram amadurecer e entender que tudo podia ser diferente e tudo podia ser melhor para mim, para você, para quem vier. Buscar a melhoria constante é a minha meta, organização é a solução, conexão é o elemento fundamental para entender que tudo isso é uma coisa só feita de várias coisas diferentes.
Onde antes eu via pontas soltas e ambientes bagunçados, vejo projetos que precisam de conexões evidentes para deixar claro que tudo isso é parte integrante de um grande projeto. Que está passando por uma revolução criativa que vai mudar tudo isso para sempre. Quanto mais você deixa evidentes as conexões entre tantas pontas que parecem soltas, mais as pessoas vão associar as coisas que você faz, mesmo que à primeira vista elas não tenham nada a ver uma coisa com a outra. Mas quem trabalha com comunicação e publicidade sabe o que fazer para unir essas pontas e transformar tudo isso numa coisa só. E as pessoas entendem que tudo se conecta.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.












