Image

Comunicação com propósito

O que significa, para você, comunicar com propósito em tempos de excesso de informação?
,

O que significa, para você, comunicar com propósito em tempos de excesso de informação?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Qual é o seu propósito? Você luta por ele? Você faz ideia do quanto o seu propósito pode fazer toda a diferença? Eu sei dos meus propósitos e estou organizando eles da melhor maneira possível, porque talvez pouca gente entenda os meus propósitos e o quanto eles podem fazer a diferença em uma cidade que quer e precisa ser dinâmica. Muitas vezes, a gente recebe muita informação, e quanto dela a gente aproveita? Existe alguma informação que possa realmente fazer a sua diferença? Quanta informação você recebe que não cumpre esse propósito e termina sendo mais sobre quem divulga do que para quem precisa se voltar?

Tá na hora de trazer o nosso propósito no simples ato da comunicação e da criatividade. Isso eu vejo muito pouco em meio a tanta informação. Qual o propósito que a gente enxerga na informação que a gente consome? Afinal de contas, para produzir conteúdo, eu preciso consumir, e se eu tenho seletividade alimentar, imagine como é a minha seletividade de informação. O que eu procuro precisa fazer a diferença para as pessoas independente do que elas acreditam ou do que elas pensam. Muitas vezes, se tem muitos recursos, se fala para todo mundo, mas ainda se produz para uma pequena bolha como se ela representasse o todo. Não é isso que eu procuro.

E é exatamente por isso que eu procuro fazer a minha comunicação com propósito. Ou buscar propósito na comunicação que eu faço. Porque talvez eu faça isso e não veja esse propósito sendo espalhado da maneira que merece. Eu analiso todos os dias o que eu escrevo e sempre vou buscar o melhor que eu posso oferecer para as pessoas. Já escrevi coisas aleatórias e precisava organizar tudo isso dentro do meu tripé. Me dedico a estudar, a ler e reler dados, textos, tudo o que for possível para que eu possa ter um repertório. O que chamam de propósito. O propósito que eu tento buscar em outros lugares e não consigo achar.

Todos nós temos um propósito pelo qual a gente luta. E eu tenho os meus, se bem que eu estou organizando melhor todos eles agora. Antes era cada coisa em um lugar, e eu ainda estou arrumando, porque talvez eu ainda busque esse propósito, mas hoje, eu acredito que o meu propósito na comunicação está mais do que bem fundamentado. Mas ainda vou precisar amarrar uma coisinha aqui e ali para caprichar nesse propósito. Ele nunca está pronto. Precisa amadurecer constantemente. Precisa ser alimentado constantemente. O propósito que a gente tem evolui, mas nunca deixa de ser um propósito na sua raiz.

Comunicação com propósito é o que a gente busca para que as ideias tenham sentido e não se percam no meio do nada. E tudo o que eu não quero é que as minhas ideias se percam, por isso eu preciso organizar, por isso eu preciso que as minhas ideias sejam bem comunicadas e bem estruturadas. E é o que eu estou fazendo. Por aquilo que eu luto e que eu acredito, pois quando a gente se sente motivado para lutar, entende o quanto a luta pela qual a gente se envolve faz todo sentido e percebe os resultados que a gente busca. E vai atrás de melhorar. É por isso que, quando você comunica com propósito, você sente que realmente fez a diferença.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile