Quando alguma situação caótica acontece com você, como você reage?
Pergunta feita por este editor
Quando alguma situação caótica acontece comigo, eu procuro manter a calma. Aliás, isso é uma coisa que qualquer um na teoria faria se estivesse diante do caos, sem saber o que fazer. Só que a gente, em um determinado momento, acaba esquecendo disso, porque nem sempre a gente acredita que vai passar por uma situação caótica, e não se está preparado para se enfrentar uma. Muito do caos poderia ser evitado se a gente mantivesse a calma, e entendesse que não precisa de muito para sair dessa: há um caminho, e a gente só precisa encontrar esse caminho para sair desse labirinto que é o caos.
É necessário não se desesperar, e não é pela velha máxima de “não entre em pânico”. E é verdade mesmo, não criemos pânico em momentos difíceis, a gente precisa pensar, antes de qualquer coisa, que para tudo na vida existe uma saída e que para encontrar essa saída, é preciso manter a calma. É através da calma que vem o raciocínio de se resolver um problema grande de uma maneira mais fácil, com o tempo, sem pressa, afinal, a pressa não é apenas a inimiga da perfeição, é inimiga também da própria calma que você precisa manter para justamente raciocinar e pensar como você vai sair dessa situação.
É lógico que a primeira coisa que a gente pensa em um momento de caos é pedir ajuda, afinal, quando a gente acredita que não tem como sair dessa sozinho, a gente naturalmente pede para alguém nos ajudar a sair dessa situação, e de certa forma, nos coordenar nos momentos em que a gente precisa tão e somente de calma para poder enfrentar uma situação caótica. Quando alguém te ajuda a sair dessa situação, te ajuda no que for necessário para você conseguir sair desse caos. E é natural que em algum momento você precise de ajuda. Isso vai te ajudar nos momentos futuros, seja quando você estiver precisando, ou se alguém precisar de você.
A primeira reação que eu vou ter é a de estar perdido, sem saber o que fazer naquele momento, mas manter a calma e entender como é que eu vou sair dessa situação caótica. Se eu não conseguir sair sozinho, naturalmente eu vou pedir ajuda, e talvez esse auxílio extra me traga mais calma para raciocinar e entender melhor como eu posso sair dessa situação, com a devida orientação. Para isso, você precisa ter naquele momento a consciência de que você precisa de ajuda, não ter vergonha disso. Todo mundo passa por situações assim e logo será você vai ajudar alguém que precisa sair de uma situação caótica.
Cada pessoa reage ao caos de formas diferentes, e a gente precisa estar preparado não somente para enfrentar o caos e sair de situações difíceis, mas também ajudar quem precisa sair de uma situação caótica. A gente aprende a lidar com o caos quando vivencia o caos. E é a partir daí que a gente consegue ajudar pessoas que passam por momentos assim a sair dessa situação. É assim que aprendemos a lidar com situações caóticas, e a estar preparado para elas. Eu aprendi bastante passando por situações caóticas, e quanto mais você aprende, mais você consegue sair do próximo episódio de caos que enfrentar o mais rápido possível.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: