Em que momentos o bloqueio criativo se manifesta em você? Como você lida quando isso acontece?
Pergunta feita por este editor
Se tem uma coisa da qual o bloqueio criativo precisa para se manifestar é das minhas crises de ansiedade. Elas são ligadas como gêmeas univitelinas. A ansiedade te paralisa de uma maneira que até mesmo sua criatividade fica de certa forma comprometida. Ok, eu já falei da minha ansiedade em outras oportunidades e quero esperar mais um tempo para poder tratar desse assunto com a mesma profundidade com a qual eu vou começar a tratar do bloqueio criativo novamente nesta fase em que eu passei a detalhar melhor cada assunto, da mesma maneira que eu consegui desenrolar assuntos que eu consigo me sair melhor. Mas que eu acredito que eu possa fazer igual.
Afinal de contas, é sobre pensar em uma resposta mais longa do que aqueles textos em quadras de duas ou três linhas que eu fazia para responder as perguntas de outros tempos que não fazem muito tempo que eu respondi. Mas já que essas perguntas foram elaboradas por mim mesmo para que eu mesmo pudesse responder, eu acredito que assim eu possa ter mais intimidade e inspiração para responder de uma forma melhor, afinal, é uma pergunta mais aprofundada. Da mesma maneira, é com uma pergunta que outra pessoa vá fazer para mim. Desse jeito, eu acredito que a inspiração vem quando pessoas inspiram, até você mesmo se necessário como um modo de treinamento.
E tem vezes que eu não consigo pensar em absolutamente nada. Não para menos, voltei a tratar do bloqueio criativo por já ter passado por momentos assim em várias ocasiões desse ano, de anos anteriores, e porque eu queria tratar de alguma coisa nesse sentido nessa semana, principalmente quando você elabora as sete perguntas que vai fazer na próxima semana, e não tinha conseguido elaborar para essa. Mas eu fiz, e consegui responder essa primeira. E ainda tenho a ideia do tema de daqui a duas semanas. Se eu conseguir estabelecer uma frente de perguntas para as próximas semanas, já me sentirei feliz.
Neste momento, eu estou saindo de mais um bloqueio criativo, mas eu sei que ele pode voltar a qualquer momento. Mas eu consegui, de certo modo, me manter atualizado de algumas coisas que eu preciso para que o meu trabalho possa fluir e minimizar qualquer problema nesses dias. Consegui de certo modo reduzir o nervosismo e os efeitos da ansiedade e consigo pensar, como relatei acima, em um tema para os próximos 15 dias, além de ter outras coisas melhor encaminhadas para que as coisas não saiam de controle e eu me sinta melhor. Como eu consegui isso? É uma experiência que eu vou detalhar melhor nas próximas perguntas.
O meu bloqueio criativo, em linhas gerais, quando acontece, se relaciona com a ansiedade. Quando se está ansioso, nada parece funcionar, nem a sua cabeça. Porque o nervosismo toma conta quando o bloqueio criativo se manifesta. Tem vezes que você fica nervoso só de pensar em fazer alguma coisa, fica desesperado quando vê uma página em branco, se sente pressionado mesmo que ninguém coloque pressão em você. Em momentos de crise isso fica ainda mais evidente. Tenho passado por uns momentos bem difíceis, mas eu procuro responder com trabalho. É isso que eu venho fazendo. Aliás, é isso que eu estou fazendo.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: