Image

Como eu desejo me lembrar de 2026

Como você deseja se lembrar de 2026 quando chegar o fim do ano?

Como você deseja se lembrar de 2026 quando chegar o fim do ano?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Nos últimos dias de 2025 você viu o quanto eu relembrei o que foi o ano da virada. Quem me acompanhou em 2024 deve ter visto o quanto eu falei que 2025 seria o ano da virada e porque eu fiz questão de repetir isso várias vezes. E ele de fato foi. Foi porque eu lutei para que 2025 fosse assim. Repetir faz parte da luta, repetir até conseguir como eu consegui. Isso já é realidade, isso já está consolidado. Agora é hora de colher os frutos e contar uma nova história a partir desse marco. É justamente lembrando de todas as emoções que eu vivi nesse ano que termina que eu quero falar: se 2025 vai ser lembrado como o ano da virada, qual é a impressão que eu vou levar de 2026?

2025 começou como o ano da virada e terminou como o ano em que a revolução criativa foi deflagrada. Uma revolução que só começou agora justamente porque a virada que eu planejei no começo do ano deu certo e me permitiu ganhar o tempo que eu precisava para fazer novas coisas e planejar o que eu quero planejar para os próximos meses. Muita coisa vai mudar, vocês vão ver. A agenda já está se adaptando a esses novos tempos, a esse novo momento, e a nova rotina. Talvez não uma só rotina, várias rotinas. Vontade de fazer com que esse novo ano seja diferente do que os outros foram até aqui não me falta. E eu posso dizer que já está sendo.

A palavra de ordem para esse novo ano é rotina. Quanta coisa na minha rotina atual não precisa ser mudada para que a revolução criativa que eu quis iniciar dê certo? Mudar muita coisa que até então estava enraizada, construir novos hábitos é fundamental, aprender bastante é uma das metas fundamentais. Estabelecer novas rotinas foi a meta que eu estabeleci, e é isso que está vai fazer o ano de 2026 ser diferente de todos os outros. Novas rotinas vão trazer novos aprendizados. Novas ideias vão trazer novos conceitos. Reinventar é a palavra de ordem. Reconstruir pontes que eu nunca mais passei e precisam se manter mais do que firmes para esse novo momento é a missão.

2025 guarda a melhor das lembranças, apesar de todas as dificuldades que fazem parte da caminhada, afinal, ninguém disse que seria fácil, ninguém disse que seria mole. O que aconteceu nesse ano foi mais do que suficiente para que a rotina mudasse de forma substancial, agora é hora de construir o que vai ser o que se chama “de agora em diante”. O que vai ser de agora em diante? Como foi esse “de agora em diante” depois da virada que aconteceu no ano que passou? Essa é uma história que está começando a ser contada e desenvolvida. E é como ela vai ser desenvolvida que eu quero me lembrar de como ela vai ser concluída.

É assim que o ano começa. Lá no final do ano, eu conto se foi o que eu esperava. Primeiro, deixa eu fazer o ano acontecer. Depois, eu conto a história. As lembranças começaram a ser construídas. Os momentos começaram a ser vividos. Cada momento vai fazendo a história acontecer, e assim um novo capítulo dessa história começa a ser construído, afinal,  a revolução criativa está em curso, e nada mais será como antes. Essa é a história que começou a ser contada e a história que eu quero me lembrar quando o ano terminar, assim como nos próximos anos. Uma história feita de histórias, como em todos os anos. E o que eu mais espero é que 2026 não seja diferente.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile