É mais um ano que termina, ao mesmo tempo que a gente pensa em mais um ano que começa para a gente planejar. Sem um calendário na parede, como a gente consegue ter um norte, uma bússola sobre o tempo que não depende de baterias nem de telas? Por mais que as tecnologias avancem, o bom e velho calendário de parede está lá, para nos nortear, para servir de referência, para ser riscado, contado, para ser harmônico na decoração da parede com a versão da sua marca. É assim que eu trago há 15 anos os calendários do site, que na edição de 2026 trazem várias novidades, a começar pelo aumento do número: este ano serão dez os calendários do site: três deste site, três do Luneta Sonora, além dos da 612 Comunicação, Social Media, Calendário do Gás e Lista de Desejos.
Eles serão dez porque os calendários do site e do Luneta Sonora trarão as paletas sazonais, sendo três de cada marca, um de cada cor das paletas; azul, amarelo e vermelho, nesta sequência. E mantendo mais um elemento da tradição dos calendários, desde os calendários de 2022, os calendários são disponibilizados somente em PDF de forma gratuita. Eles contém dois QR Codes: um deste site ou do site do projeto em questão, e outro com os feriados estaduais, que direciona para o post dos feriados de 2026 que foi ao ar ontem. A novidade é que um dos calendários não irá trazer os feriados, e sim datas de planejamento de conteúdo, em um post que vai entrar no ar a seguir e será usado em todos os calendários desse tema daqui em diante. É o calendário Social Media, que enfim vai justificar o nome que tem.
Você pode baixar os calendários que eu vou postar a partir de hoje gratuitamente. Mas de repente, vai que você não goste de nenhum dos modelos que eu vou apresentar, e quer um que seja a sua cara, dentro dos padrões que eu fiz com esses calendários, ou até um bem diferente. Aproveitando que eu estou retornando ao trabalho de design e identidade visual e estou em busca de clientes, eu posso fazer para você uma arte de calendário no padrão deste site, com QR Code e tudo, com o preço simbólico de 70 reais. Você pode solicitar a arte do calendário através da página de contato e das redes sociais deste site. Quem sabe esse pode ser um começo?
No ano passado, tinha estabelecido as datas de publicação dos calendários para a primeira semana de dezembro, no que não deu por conta da demanda de trabalho. Mas aí vieram as paletas sazonais e a alteração do número de calendários para 10. Assim sendo, os calendários passam a ser postados de segunda a sexta-feira, nesta e na outra semana, sendo que de segunda a quarta-feira, teremos um calendário das paletas sazonais – Site Josivandro Avelar nesta semana e Luneta Sonora na semana que vem -, as quintas com 612 Comunicação e Calendário do Gás, e as sextas com Calendário Social Media e Lista de Desejos.
Apresentações feitas, hora de trazer o primeiro calendário de um total de dez do site para o ano de 2026, que você pode baixar gratuitamente para impressão. Em 2025, o site completa 17 anos, e o caminho para 2026 é o do amadurecimento, da certeza de que a mudança é real, lema adotado na mudança da identidade visual em março, que será ressaltada no formato das paletas sazonais, lembrando que agora todas as cores tem vez na identidade do site. A mudança é um elemento fundamental na construção criativa do site e lembra do tripé arte, cidade e comunicação que norteia este projeto há quase duas décadas.
O mês mais produtivo do site já começou com a cor do ano e com as pesquisas do ano, e se estava faltando os calendários do site, é hora de mergulhar de cabeça nesse universo de criatividade. Cá está o primeiro calendário de 2026, com a cor da rotina, a cor azul.
Este é apenas o primeiro dos dez calendários de 2026 aqui no site. Amanhã é a vez de apresentar a versão amarela, representando o meio do ano, o período de São João.











