A partir de hoje, este blog deixa de ser chamado de blog. Aliás, ele já deixou de ser há muito tempo, mas a força do hábito me fez continuar a chamar este site de blog. Porque cara de site ele já tem, você já percebe pelo layout que ele foi adquirindo ao longo dos anos. O meu nome ele já tem no próprio domínio. Agora está na marca. E bem, de uma vez por todas, esta é a luneta de um planeta.
E você vai perceber quando o blog passar a ser chamado de Luneta. Algumas coisas que ainda se referem ao site como blog vão mudar, como o último post da semana, que hoje é chamado de “A semana no blog”, que vai mudar de nome para “A semana na Luneta”, mas isso só vai acontecer mês que vem, no primeiro post de janeiro.
Mas ele se mantém como um blog na essência, tanto que algumas páginas das redes sociais não irão mudar de nome, justamente para não confundir com as demais redes sociais, como o Facebook, por exemplo. Além disso, mês que vem tem Bloganuary.
Com a migração para WordPress, os projetos evoluem, e muitos blogs que assim começaram viraram efetivamente sites de conteúdo rico e dinâmico, acompanhado de redes sociais e conteúdos em vídeo.
A Luneta de um planeta já é um site propriamente dito, e tem várias ferramentas, como um podcast – o Luneta Sonora – os canais de vídeo que já tem vida própria, além das próprias redes sociais. Fora que a fonte que é usada nas artes já aparece no layout do site, como você já pode notar.
Em 14 anos, a Luneta precisava evoluir. E bem, já tratem de se acostumar.