Image

Atividade nova na memória

Você demora para fixar uma atividade nova na sua memória?

Você demora para fixar uma atividade nova na sua memória?

Pergunta feita por este editor

O ano de 2025 tem sido o ano das atividades novas. Para um ano que promete ser o ano em que as coisas vão mudar por causa de toda a mudança do ambiente do quarto que ainda vai acontecer, novidades foram implementadas na agenda. E a cada momento surgia uma atividade nova, que mudou completamente a dinâmica da agenda, se bem que ela não mudou tanto. Neste ano, eu criei novos temas, mudei algumas outras coisas, e o tempo todo tem sido assim, afinal, estou sempre pensando em coisas novas diante da iminência da mudança, na certeza de que as coisas vão melhorar daqui para frente. E eu preciso lutar por cada melhora.

E nada melhor do que um exemplo para ilustrar em forma de palavras o que eu quero dizer com cada atividade nova que eu venho criando para ir dinamizando um projeto que não tem o menor motivo para ser engessado e sem promessa de mudanças. Criei um tema totalmente novo de 31 perguntas baseado na premissa do Bloganuary, que era realizada todos os 31 dias de janeiro, e que não aconteceu neste ano. Por essa razão, eu criei o tema praticamente em cima do laço e demorei um pouquinho para fixar. Mas não falhei em nenhum dos 31 dias do desafio. Porque o segredo para não falhar é justamente persistir até fixar.

O exemplo que eu dei foi de um tema que eu elaborei em cima do laço, que é bem delicado de fixar justamente porque você teve a ideia naquele momento, na base do insight. Quando comecei a fazer a série das artes que falam, eu já tinha o planejamento do tema. Já fazia artes no estilo de traços e palavras visando justamente transformar a ideia em tema, separando das artes digitais. Não sabia quando começar, então quis marcar o começo do tema para janeiro de 2025. Dito e feito. Assim, fui criando mais um hábito, o de criar artes que falam. Coisa que eu ainda estou devendo dessa frente nova de desenhos, falta uma arte da frente atual, preciso fazer mais.

Todo começo de atividade nova sempre tem aquele pensamento de incerteza sobre o futuro. Mas quando você se dá conta, você consegue fixar essa atividade em pouco tempo. E não imagina como é ficar sem fazer aquilo. Tenho uma proposta de mudança de um tema para encaixar um novo onde eu quero falar sobre assuntos em alta na semana, e quero substituir um tema que está, na minha opinião, obsoleto. E é um tema que está nos destaques da semana na Luneta. Eu ainda estou um pouco inseguro de fazer essa mudança, mas eu vou tomar coragem. O que eu mais fiz em outras ocasiões, ainda mais quando você quer mudar aspectos da agenda.

Mas eu vou fazer isso. Nem que para isso eu mexa consideravelmente na minha agenda. E olha, eu acredito que vá dar certo. Uma coisa que eu nunca fiz antes. Uma atividade nova. Como tantas que eu fiz nesse ano e sigo fazendo, afinal, nada pode ser mais novo do que o que o ano de 2025 traz. E cada atividade nova que eu faço traz um vigor e uma dinâmica intensa. O que é necessário em um ambiente onde sempre é necessário ir mudando conforme a necessidade e os tempos. Afinal, cada atividade nova traz a certeza de que aqui está uma pessoa que se reinventa de maneira constante. Uma mudança que não vai parar tão cedo.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile