Não, isso nunca aconteceu comigo pelo menos no trânsito para valer, com veículo motorizado e como pedestre. Mas se for contar acidentes com veículos desmotorizados de duas rodas, já fui atropelado por uma bicicleta na infância, mas foi na rua de casa, sem contexto de trânsito e sem nada sério ou qualquer sequela.
Se ainda for contar bicicleta, já tomei um tombaço de alto nível em 2002 na ladeira do Parque do Sol (bairro Gramame, Zona Sul de João Pessoa), na época em que a minha saudosa avó morava lá. Fui inventar de descer aquela ladeira de bicicleta e fui desgovernado até encontrar o chão e ralar a perna de um jeito que eu voltei para o Rangel mancando.
Essa ladeira do Parque do Sol – que só depois de um tempo ganhou o nome de Rua Josinaldo Nascimento – era de barro ainda e sem movimento algum. Hoje isso é impensável, essa ladeira é asfaltada e passa até linha de ônibus (120 e I008). Minha avó chegou ali quando tudo era literalmente mato.
Mas de uma forma séria e em veículo motorizado, no trânsito de verdade, na prática e não recreativa, como disse, questão de acidente de trânsito nunca aconteceu comigo, e logicamente espero que nunca aconteça.
Até porque eu sou na totalidade do meu tempo no trânsito pedestre (lembre-se: no trânsito somos todos pedestres). E mesmo como pedestre preciso logicamente tomar cuidado, olhar para os dois lados – e se necessário for até atrás de mim – e sempre atravessar na faixa de pedestres.
E quando preciso andar a uma grande distância uso ônibus – embora não use ônibus há um ano e meio -, e em todo esse tempo de passageiro de ônibus nunca tive intercorrências graves nas viagens, mérito dos ótimos profissionais que são os motoristas de ônibus de João Pessoa.
E onde eu moro ainda há muito a se fazer para prevenir acidentes, principalmente envolvendo motos. Afinal, tem muito a se fazer e ao longo desses 14 anos de site levantei muitas questões sobre como o trânsito nos bairros precisa de atenção.
Até porque ninguém, nem eu e nem você, queremos nos envolver em acidentes de trânsito. Responsabilidade é tudo, de quem regula e de quem participa, para que não se aprenda da forma mais dolorosa que segurança no trânsito é coisa séria.
Uma pergunta sugerida pelo Daily Prompt do Jetpack: diariamente, toda vez que eu abro o app ou a sugestão de escrita diária, o Daily Prompt me sugere um tema. Siga-me no Instagram, no TikTok e nas demais mídias sociais.