Image

Além da minha cabeça

Guardar memórias vai além da sua cabeça? Você costuma anotá-las?

Guardar memórias vai além da sua cabeça? Você costuma anotá-las?

Pergunta feita por este editor

Memórias surgem o tempo todo. Sua cabeça vive o tempo todo as formulando, as guardando, enfim. E ela pode até parecer imensa para quem vê em termos de imaginação, mas ela é pequena demais para guardar tudo sem que você ao menos anote ou deixe essas ideias em algum lugar. A mesma velocidade que as ideias surgem é a mesma que as ideias se dissipam, vão embora, ficam em um limbo que você nem se lembra mais que você teve aquelas ideias, ou elas realmente existiram. Ou se são delírio da sua imaginação, afinal, como lidar com uma cabeça tão instável e cheia de preocupações ao mesmo tempo que pensa em um monte de ideias? É uma coisa bem delicada de se tratar? Não se você souber lidar com os seus sonhos da melhor maneira possível.

Tudo o que você não quer é perder essas ideias extraordinárias que você vai criando e guardando ao longo dos anos, afinal, elas vão e voltam, vão e voltam, e você não sabe exatamente onde guardar de tão rápidas que elas podem ser e de tão incríveis que podem ser se elas se desenvolverem. Eu procuro guardar as minhas memórias onde quer que eu possa fazer isso. E este site é um acervo de milhares de ideias guardadas ao longo de 16 anos e contando. Quase metade da minha vida eu deixei aqui nesse ambiente digital, o qual eu não me imagino sem. Mas esse não é o único lugar onde eu costumo deixar minhas lembranças.

Eu guardo as minhas ideias em um monte de lugares, não só no site, até porque o site guarda as ideias mais maduras que eu tenho sobre absolutamente tudo, e que são públicas para que qualquer um possa ler, afinal, quis que esse fosse um livro aberto e a melhor maneira de escrever é mantendo um site, com espaço dedicado para as minhas coisas. As ideias que eu quero amadurecer ficam anotadas, quer seja em folhas de papel, quer seja em um aplicativo do tipo Simplenote, que até um dia desses andava vazio, mas ultimamente, com as frentes de conteúdo, está cada vez mais movimentado com um monte de abas abertas e ideias anotadas dos meus planos futuros e outras coisas mais.

Como também a minha agenda é literal: ela está em aplicativos do tipo Google Calendar, To Do, onde quer que eu vá me lembrar para não esquecer. E essa estratégia deu certo. O que eu quero é repetir essa mesma estratégia da agenda em ação para criar conteúdos, e é nessa que eu estou desenvolvendo as minhas frentes de conteúdo. Quando eu quero guardar a ideia mais extraordinária da minha vida, eu sempre vou precisar guardar em algum lugar, dependendo se é uma ideia que já é madura, ou uma ideia que eu quero muito amadurecer justamente por isso: é a ideia mais extraordinária da minha vida e eu vou tentar realizá-la, não importa qual seja o resultado que eu vou obter.

O que vale é tentar e se der certo, deu certo, e se der errado, eu tento de novo, quantas vezes forem necessárias. Mas eu preciso deixar as minhas ideias em algum lugar, anotadas onde eu tiver um espaço para anotar. Afinal, todas elas não tem espaço suficiente para estarem guardadas na minha cabeça. Uma das minhas preocupações sempre é esse texto aqui, que abre o expediente diário do site. Muitas vezes, eu nem sei como responder as perguntas, mas eu respondo, refletindo o que eu penso naquele momento. Que nem sempre eu tenho esse pensamento anotado: vou improvisando, emendando palavras, até ter a resposta ideal.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes
Sair da versão mobile