Antes de comentar esse desenho, gostaria de fazer uma correção: no post anterior, sobre o vitral, onde está escrito quadrados, entendam quadriláteros. Quadrados são formas geométricas de quatro lados iguais. Os quadriláteros são figuras geométricas de quatro lados independente de que tamanho esses lados tenham. Um quadrado é um quadrilátero, mas um quadrilátero nem sempre é um quadrado.
Tanto é que um quadrilátero com dois lados maiores e dois menores é um retângulo, (fica de completar)
A princípio, queríamos apenas fazer uma correção de uma informação do post anterior, mas aí pensei nesse negócio de geometria e me lembrei que tinha guardado também um desenho com sólidos geométricos.
Aqui neste desenho, temos três formas, sendo elas duas pirâmides. A primeira tem base triangular, portanto uso três triângulos sem contar o da base; a segunda, base quadrada, onde uso quatro triângulos. A forma do meio é um cubo: todas as formas que uso para construir um cubo são seis quadrados.
Por essa forma de ver o cubo como é apresentada no desenho, você enxerga três dos lados desse sólido. Por isso um número elevado a terceira potência (x³) é um número elevado ao cubo.
O desenho, feito em lápis grafite, é de 2004. E antes que falem, a aula onde esse desenho foi feito foi de artes, não de matemática.
Tudo bem que matemática é uma matéria traumática para muitos e chata para outros, mas este post é a prova de que mesmo com todas as dificuldades que tive nessa matéria, matemática não me trouxe tantos traumas assim.