Parecia que seria coisa de um passado muito recente, mas novamente uma paralisação de dois dias vai deixar vários alunos em várias escolas sem aula amanhã e quinta (e sexta, por, isso mesmo que você está pensando, imprensado). Ou seja, a semana escolar terminou hoje, e os alunos voltam às aulas na próxima segunda-feira, 22 de setembro.
Ninguém soube dizer o porquê da tal paralisação, nem o que ela pede. Ou seja, o pessoal só vai ficar sabendo mesmo do porquê da tal paralisação pela imprensa, como sempre na maioria dos casos de paralisação assim sem motivo aparente. Eu mesmo fui pego de surpresa com essa informação.
Isso me fez lembrar daquele mês de abril onde aconteceu de tudo para não ter aula: paralisação (como não poderia deixar de ser), ponto facultativo, emendados por conta dos feriados do mês e por aí vai. Isso foi ilustrado no célebre Calendário dos dias parados, quem não se lembra daquela célebre ilustração…
E hoje, estava na porta do Lyceu um carro de som trazendo um ou dois líderes estudantis. Eles realizaram uma espécie de “blitz” conscientizando os estudantes sobre o direito que eles tem da meia-entrada em eventos culturais (o direito existe, mas nem sempre é cumprido).
E assim é a democracia. Todos protestando por algo que desejam ter e não conseguem por simplesmente pedir, pois ninguém parece ouvir aquilo que você realmente deseja. É preciso mesmo lutar por aquilo que você quer.