Image

A ROSA DE 120 ANOS

Um dos cartões-postais de João Pessoa, o Teatro Santa Rosa fez jus ao seu nome, após uma pequena reforma. Foi […]
, , ,

Um dos cartões-postais de João Pessoa, o Teatro Santa Rosa fez jus ao seu nome, após uma pequena reforma. Foi pintado de cor-de-rosa.

O Teatro Santa Rosa já foi verde, já foi branco, já foi cor-de-pêssego. Agora sim, é rosa como seu nome.

Inaugurado em 3 de novembro de 1889, o Teatro Santa Rosa abrigou em seus 120 anos de história obras de grande destaque no cenário local e nacional. Foi nesse local que a Assembléia Legislativa da Paraíba aprovou a mudança de nome da capital do estado, bem como sua bandeira, em 1930.

O nome do teatro se relaciona mais ao nome do presidente do estado (quer dizer, governador naquela época) Francisco da Gama Rosa, que inaugurou o teatro 12 dias depois de perder o cargo. Lembre-se do que aconteceu em novembro de 1889, 12 dias depois da inauguração do teatro…

A obra levou quase 10 anos para ser concluída. E ao longo dos anos passou por várias reformas e várias pinturas de fachada, que fizeram do Teatro Santa Rosa um teatro verde, um teatro cor-de-pêssego, um teatro azul (a cor anterior), e, agora sim, um teatro rosa, como o nome leva a sugerir.

Teatro que faz parte do cenário da cidade de João Pessoa, e que contribui muito para o enriquecimento do cenário cultural paraibano, como também brasileiro. Afinal grandes artistas brilharam no palco deste teatro que merece, na semana de seu aniversário, todas as homenagens.

Avatar de Josivandro Avelar
2 Comentários
  • Emerson Reis, M.D disse:

    Muito bacana, tenho uma vontade louca de conhecer a Paraiba.
    Parabéns pelo blog.
    Adorei.
    @merson

  • Kristofer disse:

    Muito bonito esse lugar. Já assisti várias peças, festivais de música, além de passar parte da tarde no jardim da fonte e ter ficado até a madrugada prestigiando as bandas de amigos tomando chopp. E será nesse lugar que acontecerá minha formatura da graduação em fevereiro do proximo ano.

    abraços

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

    Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

    Assine A Luneta

    Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

    Junte-se a 9 outros assinantes
    Sair da versão mobile