Um dos cartões-postais de João Pessoa, o Teatro Santa Rosa fez jus ao seu nome, após uma pequena reforma. Foi pintado de cor-de-rosa.
Inaugurado em 3 de novembro de 1889, o Teatro Santa Rosa abrigou em seus 120 anos de história obras de grande destaque no cenário local e nacional. Foi nesse local que a Assembléia Legislativa da Paraíba aprovou a mudança de nome da capital do estado, bem como sua bandeira, em 1930.
O nome do teatro se relaciona mais ao nome do presidente do estado (quer dizer, governador naquela época) Francisco da Gama Rosa, que inaugurou o teatro 12 dias depois de perder o cargo. Lembre-se do que aconteceu em novembro de 1889, 12 dias depois da inauguração do teatro…
A obra levou quase 10 anos para ser concluída. E ao longo dos anos passou por várias reformas e várias pinturas de fachada, que fizeram do Teatro Santa Rosa um teatro verde, um teatro cor-de-pêssego, um teatro azul (a cor anterior), e, agora sim, um teatro rosa, como o nome leva a sugerir.
Teatro que faz parte do cenário da cidade de João Pessoa, e que contribui muito para o enriquecimento do cenário cultural paraibano, como também brasileiro. Afinal grandes artistas brilharam no palco deste teatro que merece, na semana de seu aniversário, todas as homenagens.
Muito bacana, tenho uma vontade louca de conhecer a Paraiba.
Parabéns pelo blog.
Adorei.
@merson
Muito bonito esse lugar. Já assisti várias peças, festivais de música, além de passar parte da tarde no jardim da fonte e ter ficado até a madrugada prestigiando as bandas de amigos tomando chopp. E será nesse lugar que acontecerá minha formatura da graduação em fevereiro do proximo ano.
abraços