A pergunta do dia é sobre a profissão que você mais admira. E eu vou dizer qual é a que eu mais admiro, que até tem um pouco a ver com a minha, mas não é a minha.
A profissão que eu mais admiro é a de jornalista. Eu sou publicitário por formação, e muita gente se confunde sobre o que é uma informação e o que é publicidade ou propaganda. Enquanto a minha formação é a de tornar públicas coisas que as pessoas querem que assim sejam, a do jornalista é a de tornar públicos fatos, tão somente e a realidade. Quer agradem ou não.
Informação é tudo aquilo que merece e precisa ser público. E a liberdade de imprensa é o pilar de qualquer democracia que se queira ser sólida. Saber o que acontece é essencial. E muitas vezes é tornar público aquilo que muitos querem deixar escondido.
Fatos são fatos. Propaganda é propaganda
E mesmo que eu seja um publicitário por formação, entendo que nem toda informação que você transmita agrada a algumas pessoas e preciso ser transparente. E que preciso conscientizar as pessoas independente do que elas pensem ou creiam. Por isso é fundamental separar o que são fatos do que é propaganda.
Por isso, o pilar de qualquer sociedade está também na comunicação, livre e independente. E como profissionais de comunicação que somos, fazemos aquilo que é justo com as pessoas. Eu me formei publicitário, mas no meu primeiro post aqui no blog, manifestei o desejo de estar no jornalismo. Mas foi ótimo estar na publicidade para entender as diferenças.
E assim ajudar construir uma sociedade mais justa. Acredito que eu plantei uma semente para isso. E eu admiro essa coragem desses profissionais da comunicação, por isso a profissão de jornalista é a que mais eu admiro, afora a minha própria. E você, qual a profissão que mais admira?
Uma pergunta sugerida pelo Daily Prompt do Jetpack: diariamente, toda vez que eu abro o app ou a sugestão de escrita diária, o Daily Prompt me sugere um tema. Siga-me no Instagram, no TikTok e nas demais mídias sociais.