O fim de ano está se aproximando. E eu começo a olhar para trás e ver quantas histórias eu contei ao longo desse ano. E me dar conta de que a história é feita de histórias, onde cada história, por mais que pareça pequena e passe despercebida diante de tantas coisas que acontecem, é um capítulo entre tantos de uma grande história que é contada ao longo do tempo.
A gente enfrenta desafios o tempo todo. E sabe que quando o ano termina, é sempre desafiador, diante das histórias que a gente precisa resumir de um ano inteiro. É nesse momento que a gente se dá conta do tanto de história que a gente acumulou ao longo desse ano, para começar mais um ano que será de certa forma importante para cada um de nós.
É assim que a história segue seu curso, e ao longo dos anos, construímos o que chamamos de história. Afinal, a história é feita de várias pequenas histórias que a gente muitas vezes nem se dá conta de que construiu, mas está registrada e documentada. E uma das coisas que mais gosto de fazer é isso: registrar e documentar histórias.
Histórias são feitas de desafios, e a gente sabe que as coisas não são fáceis. Mas corre atrás, porque é assim que tem que ser, e as coisas não caem do céu, nem vem fáceis. Para a gente conquistar o que a gente tanto quer conquistar, a gente tem que fazer por merecer essa conquista. A gente sabe que não é mole conquistar o que você mais quer, mas sabe que é preciso trabalho e esforço.
É verdade que o ano ainda não acabou e ainda temos um pouco mais de um mês para concluir a história deste ano de 2024. Ainda faltam histórias para contar. No fim de ano, a história que a gente começou a construir lá no início do ano está repleta de histórias. Pequenas histórias que se tornam uma grande história. E é essa história que eu vou seguir contando.