Em 7 de dezembro, o site esperou pacientemente a Pantone e mostrou qual era a cor do ano de 2024, que era Peach Fuzz (pêlos de pêssego. Mas ela me lembrava uma coisa que hoje estamos mudando aqui em casa: as paredes. A minha casa já teve essa cor em um tom bem parecido, ou seja, minha casa estava realmente à frente do seu tempo.
Sim, a cor do ano de 2024 é esse tom de pêssego, que se parece muito com a cor da parede da minha casa de um tempo desses (para quem não se lembra). Quase toda a casa já foi assim, só que resolveram pintar a maioria das paredes de marfim e bem, só o que chega perto é o revestimento que estão colocando no terraço.
Só uma honrosa exceção é o meu quarto – onde fica o escritório – e o quarto da minha mãe. Se você vê as séries de desenhos tradicionais, percebe que a cor da parede é verde-piscina. Nesta semana, inclusive, vamos pintar as paredes do quarto e daqui a duas semanas, você vai ver o resultado nas fotos.
Mas vamos ao que interessa: tem uns três posts que eu escrevi sobre essa questão da cor do terraço, uma vez que compraram uma cor errada para a parede do terraço: o vendedor confundiu a cor pêssego com a cor branco-gelo e mudamos a cor da casa sem querer. Daí precisamos mudar tudo de novo e a casa voltou a ter tom de pêssego.
E sabe quando tudo isso aconteceu? 2012! Isso mesmo, 2012, há 11 anos atrás. E eu registrei tudo isso no – na época – blog. Até hoje você pode ver os textos e algumas fotos de toda essa parada.
E sim, aqui no acervo do site tem uma amostra de como era a parede (novamente para quem não se lembra). E a foto é justamente da parede do terraço, que nunca mais vai ver um tom de tinta na vida por causa da cerâmica que mandamos colocar por cima, justamente para nunca mais termos o trabalho de pintar as paredes que mais se desgastam nesta casa.
Este registro abaixo é de 2015, quando eu ajudei a produzir a decoração da festa de aniversário de 60 anos da minha mãe. E cá está a parede na cor de pêssego. A cor só seria mudada alguns anos depois, para marfim. Se ninguém mudar de ideia até lá, a cor de retoque das paredes continuará sendo marfim.
Certamente a parede da sala de casa vai ser pintada de novo, só não de pêssego, afinal, como bem estava explicando acima, vamos manter a cor de marfim. Vai que em algum ano ela seja eleita a cor do ano, isso se não tivermos a ideia de trocar a cor.
Hoje, a cor do ano de 2024 está sobrevivendo firme e forte no corredor, único cômodo da casa que ainda não teve a cor de pêssego trocada, só não se sabe até quando, já que a parede está pedindo uma pintura.
Afinal de contas, a gente sempre olha para a frente do tempo, mesmo que sem querer.