O principal elemento de identidade da Companhia Ideias é a sua marca – a lampadinha. Já houve quem quisesse mudar a lâmpada por achá-la simples demais – mas essa é a finalidade da marca: ser simples e usual. Tanto que perderia completamente a maleabilidade de uso se ganhasse volume ou degradês, por exemplo.
Tanto é que, a composição da marca – criada em 3 de novembro de 2010 e cuja composição atual foi desenvolvida no dia 20 de novembro de 2010 – permite que ela seja aplicada em diversas cores.
Isso possibilita associar a identidade da CI com a da anunciante, por exemplo. Vários slides que criei para as apresentações da CI tem as cores do contexto do tema que se quer utilizar. Daí porque tem que ser daquele formato – simples e sem muitas complicações.
O manual de identidade da Companhia Ideias possui a especificação de porque a CI adota a lâmpada sorridente como logotipo (e isso foi postado na parte 1 da série, mas não custa nada repetir):
A lâmpada significa a ação da ideia. O desenho em linha simples, sem relevos, representa a simplicidade dessa ideia, uma coisa que não precisa ser muito elaborada para ser uma grande ideia. O sorriso dentro dela (a carinha) representa a satisfação da Companhia Ideias em fazer o que gosta: criar soluções que possam ser funcionais e marcantes ao mesmo tempo.
Além disso, apesar da marca da Companhia Ideias ter um padrão institucional, ela é maleável. A intenção do logotipo é adaptar-se ao ambiente, deixando-o com mil possibilidades de combinações de cores. Ela nunca será a mesma coisa.
E delimita como a marca deve ser composta, com medição e tudo. Mas principalmente como ela não deve ser composta. Como? Em não se tendo o manual de identidade, muitas vezes a marca aparece de tudo o que é jeito, e ele existe justamente para deixar claro como a marca não deve ser desenhada. Tudo tem uma ordem, e ela deve ser obedecida – se não o pessoal do design da empresa entra em colapso nervoso…
E essa sequência precisa obedecer a um esquema de cores institucionais (como a empresa se apresenta por si mesma) – as cores da CI são verde, azul, cinza e branco – não podem ser qualquer tom de verde, azul, cinza e branco – tem que ser essas, estão expressas no manual de identidade em três escalas de cor: RGB, CMYK e hexadecimal, conforme mostra esta tabela:
Mas essa sequência pode ser qualquer uma a depender da peça do solicitante, e isso é o segredo da marca: a maleabilidade, a adaptação a qualquer ambiente. Por exemplo, sua marca quer fazer uma peça com a Companhia Ideias e seu logotipo é azul e amarelo. A gente faz a marca da Companhia Ideias ficar azul e amarela para se adequar a sua peça.
No próximo post, mostraremos tipologia. Essa mesma forma de letra a qual você lê o post deste blog. E que, evidentemente, compõe a identidade da Companhia Ideias.