Image

A ansiedade e o passar do tempo

Como você traça um paralelo entre a ansiedade e o passar do tempo?
,

Como você traça um paralelo entre a ansiedade e o passar do tempo?

Pergunta feita por este editor

Há duas semanas eu completei 36 anos. E todo aniversário é a mesma coisa, você se pega refletindo se tudo o que você viveu até aqui valeu a pena, e onde foi que você errou para muitas coisas na sua vida continuarem da mesma maneira que estão há anos. E tudo o que eu ganhei ao longo desses anos foram crises de ansiedade, preocupação, um monte de coisas que eu adoraria que não pudesse passar, mas estou passando, por um acúmulo de experiências e frustrações. A gente sabe que a vida não é fácil, mas alguém precisava ter avisado isso para mim. Mas acreditaram em uma imagem que passa bem longe daquilo que eu sou de verdade e das coisas que eu vivencio.

O tempo passa, na velocidade da luz. E ele é implacável, não espera, não para e não dá trégua. Uma hora não te falta tempo para fazer as coisas que você ama. Mas uma hora o tempo já se esgotou e você está como? Mais velho. E sabe como é a questão de idade no mercado de trabalho, não é? Sabe como é a questão das experiências que você acumula, não é? Não basta mostrar que você sabe para todo mundo, tem que comprovar que você sabe para as pessoas que estão procurando o trabalho que você realiza. E quando elas descobrem que as suas experiências não são necessárias para aquilo que elas precisam no momento, você se dá conta de que sim, tem coisas que você precisa reavaliar. Mas reavaliar exatamente o quê?

Você realmente precisa se adequar ao mercado? Porque mesmo que você faça de tudo, você vem de uma realidade que o próprio mercado nega, porque muitas vezes ele exclui. E eu tenho que ser franco com vocês nesses aspectos. É por isso que eu estou aqui, escrevendo esses textos, fazendo as minhas artes, procurando os meus refúgios nas coisas que eu gosto de fazer e que eu jamais abandonaria, porque sem tudo isso, não seria eu mesmo, e eu não quero ser uma máquina programada somente para dizer sim. Quem sabe, a partir desses refúgios, eu não consiga encontrar uma tábua de salvação? Não queria olhar as coisas que eu faço dessa maneira. Mas eu busco nas minhas aptidões atuais esse refúgio.

Bem que eu gostaria que as coisas tivessem melhorado para mim nesses anos de estudo, faculdade, que eu imaginava que eu poderia arrumar um emprego, ganhar bem dentro das minhas possibilidades, que iria subir na vida, mas nada disso aconteceu. Porque o mercado é exigente até mesmo para as coisas que você sabe fazer, e eu não tiro essa razão, afinal, tudo o que o mercado procura são os melhores, e eu tenho que mostrar que eu consigo fazer ainda melhor do que eu faço atualmente. Enquanto isso, eu continuo procurando me atualizar, buscar experiências, fazer com que o meu talento consiga se sobressair. Só preciso de tempo e de estratégias para fazer tudo isso acontecer.

Será que eu frustrei as expectativas da minha vida ou a vida é que me mostrou que nem tudo é da maneira que eu sonhei? Porque não me faltou força de vontade. Enquanto isso, o tempo está passando e eu não posso perder nenhum segundo, se é que eu sinto que eu perdi. Se é que realmente nunca é tarde para realizar os meus objetivos. Se é que realmente tudo isso é uma fase, e quanto tempo dura essa fase. Se é que o tempo passa para mim na mesma velocidade que passa para quem está à minha volta. E então, eu realmente preciso de tempo? Essa é a minha dúvida quando eu peço tempo para pensar, por sentir que eu já perdi tempo demais, e tudo o que eu não tenho é tempo a perder.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile