Você se considera mais produtivo antes ou depois de estabelecer uma agenda?
Pergunta feita por este editor
Eu considero que eu consigo controlar melhor a minha produtividade com a agenda semanal. Afinal, quando eu criei uma agenda semanal, criei uma rotina de produtividade a qual eu teria que seguir por vários motivos, um deles é aprender por conta própria a lidar com experiências profissionais, ainda que em casa. Mas assim mesmo, eu quis seguir uma rotina mais rígida. Quis me testar e eu consegui passar nesse teste. Os primeiros dias não foram fáceis, afinal, quando eu falo dos 1000 dias de atividade ininterrupta do site, não falo necessariamente dos 1000 dias da agenda. Esse trabalho começou bem antes.
Esse tempo começa a contar de quando o site passou a ser atualizado diariamente de forma contínua. Conta pelo tempo que os dias começaram a ser corridos, sem pausa. Os dias de segunda e terça-feira foram os últimos a ter temas determinados, sendo o #ContentTalks resgatado para ser o tema das segundas-feiras, onde eu queria conversar com as pessoas sobre conteúdo de uma maneira mais aprofundada, e a web story da semana nas terças-feiras. Seria um tema aleatório que iria ao ar duas vezes por semana. Mas depois quis que fosse somente nas terças-feiras. Quando os sete dias da semana ganharam seus temas, a agenda estava completa, e daí sim eu pude ter base para todos os dias.
Criar conteúdo diário criou uma bagagem incrível, que eu jamais imaginei quando eu comecei a organizar a minha rotina através da agenda semanal. Quando se cria uma bagagem, um acervo, é como um conjunto de credenciais sobre as quais ninguém pode contestar, porque é o que você vai mostrar no seu portfólio, no seu currículo. E estabelecer uma agenda semanal foi fundamental para isso nesse sentido, de criar acervo, bagagem, experiência, enfim, mostrar que você tem o que mostrar para as pessoas, que está aqui todos os dias, para compartilhar experiências, pensamentos, sentimentos, tudo o que se traduz em palavras e arte.
Se tem uma coisa que é inegável, é que a produtividade melhorou bastante depois da adoção da agenda semanal. Quando se estabelece regras, se faz o possível para que essas regras sejam seguidas à risca. E quando eu determino essas regras para mim mesmo, é por uma questão não só de cobrança que eu faço para mim mesmo, mas por uma empatia: como eu vou querer liderar, trabalhar com pessoas, se eu não delegar funções? Quando eu faço isso comigo mesmo, eu procuro entender a cabeça de quem eu quero liderar. E melhorar naquilo que for possível. E eu entendo que tudo isso tem que começar por mim mesmo.
É lógico que a minha agenda não vai se manter a mesma nos próximos meses, anos. A minha agenda é dinâmica, e ela terá mudanças pontuais para me adaptar a novas ideias, novos recursos, a tudo que está chegando e precisa se adaptar as tendências, que mudam o tempo todo, e o que hoje é uma tendência, amanhã já é passado, e você não pode perder o bonde. Em algum momento a minha agenda semanal será modificada, e essa dinâmica me permite justamente isso, não ficar entediado e se sentir desafiado quando você estabelece uma atividade nova. E tudo isso faz parte daquilo que eu entendo por produtividade: que seja constante e dinâmica, para acompanhar as pessoas no momento em que elas procuram conteúdo.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: