Image

#31conversas de 2026 – 009: Expectativa demais vira peso

De repente, a gente acredita que as expectativas para o ano que começa não se concretizam. É muito cedo para dizer isso quando ainda temos 356 dias de um ano intenso.
,

Nove dias é tempo insuficiente para fazer tudo o que você deseja. E de mensurar as suas expectativas. Você não vai querer se frustrar por causa de nove dias do ano. Eles não representam todos os outros 356 que você ainda tem para colocar os planos em prática, pensar nos novos e outras coisas mais que ainda vem por aí. E sabe como é, expectativa demais vira peso. E é muita coisa para pouco tempo.

Conforme os dias de janeiro passam, é quando a cobrança começa a aparecer. E muitas vezes, essa cobrança é criada por você mesmo. Metas altas, prazos irreais, comparações silenciosas. Tudo isso cansa antes mesmo do mês acabar. Muitas vezes dá medo, muitas vezes você que cria os fantasmas. Se você os criou, você os exorciza.

De repente, a gente acredita que as expectativas para o ano que começa não se concretizam. É muito cedo para dizer isso quando ainda temos 356 dias de um ano que promete ser intenso. Você ainda nem começou a concretizar os seus planos, como é que você vai se frustrar com eles? Vai com calma. O ano está apenas começando e ainda é cedo para criar expectativas.

Essa conversa que eu estou tendo com você a respeito dessas expectativas que você acha que nunca vão se cumprir em tão pouco tempo é um convite à lucidez: expectativa sem margem de erro vira armadilha. Planejar é necessário, mas deixar espaço pro imprevisto é inteligência emocional. Nem tudo vai sair como o imaginado. E isso não invalida o caminho. Faz com que você valorize cada passo desse caminho que não é curto.

O que importa é isso, alinhar o jogo. É ser menos perfeito, é se adaptar ao máximo ao novo momento, sem criar tantas expectativas, afinal, você já deve ter criado várias quando fez os seus planos para o próximo ano. Só se lembra de uma coisa: você fez planos para um ano inteiro, e o ano não se resume aos primeiros dias de janeiro. Ainda tem muita estrada para você caminhar.

Apenas deixe o tempo passar e o ano, enfim, começar. Aí você vai entender porque as coisas dão certo. Lembre-se que eu esperei pacientemente pelo meu ambiente no ano passado e aos poucos eu estou colhendo os frutos. Sabia que levaria tempo e não seria nos primeiros dias. O que eu fiz foi pensar no que fazer para que quando esse momento chegasse, eu já estivesse pronto. E tá aí. Deu tudo certo.

Faltam 356 dias para o ano acabar. Quando chegar lá, você me diz se tudo aquilo que você planejou deu certo. Do contrário, é ansiedade, é expectativa demais em pouco tempo que precisaria ser mais espaçada. Expectativa boa é aquela que orienta. Expectativa excessiva é aquela que sufoca e não te deixa pensar no tempo que você ainda tem.

Quando você traz equilíbrio a sua expectativa, você vai ver e entender como é incrível viver cada dia de uma vez, afinal de contas, é sobre isso mesmo: um dia de cada vez, e cada dia um momento. E é de momentos que a vida é feita, e a gente entende isso quando praticamente esquece a expectativa que a gente tem sobre um ano inteiro. E tá tudo bem esquecer, é um peso a menos que a gente carrega e nem sente mais.

Todo mês de janeiro tem #31conversas sobre a vida, o começo do ano, planos, muita coisa. Uma conversa por dia durante todos os 31 dias do primeiro mês de cada ano, sem tema, sem nada: não precisa partir de uma pergunta, uma boa conversa já é o suficiente.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile