Image

#31conversas de 2025 – 020: Blue Monday

Dizem que a terceira segunda-feira de janeiro é a mais deprimente do ano. Mas o meu conceito de Blue Monday é completamente diferente.
,

Você sabia que ousaram estabelecer o dia de hoje, a terceira segunda-feira de janeiro, como o dia mais deprimente do ano? Todo ano é isso. E isso tem até um nome “Blue Monday”. Isso é uma coisa que foi criada adivinha pelo psicólogo britânico Cliff Arnall em 2005, juntando o Monday que é segunda-feira em inglês, com o Blue, o azul, que é uma cor que ele define como triste e melancólica. Fala a verdade: você sente que essa segunda-feira é realmente deprimente?

Eu poderia dizer que não e tenho motivos para isso. Minhas segundas-feiras são azuis da maneira mais diferente possível, e dentro da definição do azul da psicologia das cores, que é completamente diferente da definição do Blue Monday. Quantas semanas de Conhecendo Você eu não já fiz falando sobre aspectos de ansiedade, de outras coisas que eu vinha passando, que não necessariamente aconteceram numa segunda-feira, quanto mais em janeiro?

Esse dia foi determinado por uma equação sabe-se lá o quê de clima, motivação, tempo, dívidas, retorno ao trabalho, e outras tantas coisas que a gente se pergunta por que esse dia seria na teoria o mais deprimente do ano. Mas eu posso dizer que a sensação de uma segunda-feira triste vai de cada um. Eu mesmo não me senti triste, pelo contrário, me senti ligado e motivado por muitas coisas, e se eu sinto ansiedade, ela não tá nem aí para o calendário: acontece a qualquer momento.

Pois bem, é como se eu dissesse para você agora que este não foi um dia deprimente como a definição britânica da segunda-feira azul. Semana passada mesmo, falei sobre força de vontade. Nem era a terceira semana de janeiro direito! E é natural que em algum momento a gente se desanime por conta das metas do ano que a gente tem medo de não conseguir atingir. Eu nem me preocupo com isso e faço as minhas contas para saber se eu consigo manter tudo em dia. E nem me lembro de outras semanas que eu falei sobre estar desanimado. Ah sim, a própria semana passada!

O azul, e vocês podem ver, para mim não é uma cor triste e melancólica. E eu mesmo aprendi a ressignificar os dias, como a segunda-feira, que nem preciso dizer, fiz dele o dia do café com biscoitos, em que você quer receber as visitas da melhor forma possível. E os dias melancólicos são aqueles que você realmente não está bem o suficiente para se animar. Sim, eles existem ao longo do ano. Não, nem sempre são segundas-feiras. Também não, não são somente azuis. E menos ainda, eu, logo eu, não vejo a cor azul como triste.

Hoje para mim foi somente mais uma segunda-feira normal. Se eu enfrento ansiedade, ela não liga para o calendário e não quer saber se hoje é segunda-feira, nem muito menos tem cor. Pode acontecer a qualquer dia, a qualquer mês, a qualquer momento. A ansiedade simplesmente acontece. Aflição e problemas nós enfrentamos a qualquer momento e a gente precisa manter a calma para saber sair dessas situações da melhor maneira possível, como eu consegui sair de situações difíceis várias vezes. Afinal, dias difíceis tem tons bem diferentes.

E bem, esta foi mais uma segunda-feira normal. Uma segunda-feira em que eu normalmente poderia receber visitas com um bom café com biscoitos. Pelo menos é assim que eu defino as minhas segundas-feiras. Como um dia para abrir a semana e receber quem está chegando agora. Afinal, o que faz a diferença em cada dia do ano é a motivação que a gente tem para viver cada dia de uma vez em plena intensidade. É por isso que para mim, esta é apenas mais uma segunda-feira normal. E meus “Blue Mondays” são totalmente diferentes.

Todo mês de janeiro tem #31conversas sobre a vida, o começo do ano, planos, muita coisa. Uma conversa por dia durante todos os 31 dias do primeiro mês de cada ano, sem tema, sem nada: não precisa partir de uma pergunta, uma boa conversa já é o suficiente.

Compartilhe
FacebookXLinkedInThreadsBlueskyWhatsAppShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Sair da versão mobile