Hoje é segunda-feira. A primeira segunda-feira do ano. Este é o segundo post do dia. Mas com o que este dia combina? Os leitores mais fiéis já devem saber que este é o espaço que eu utilizo para publicar os meus desenhos de xícaras de café. Como se eu quisesse convidar as visitas para tomar um café aqui no meu ambiente, onde eles podem se sentir a vontade. É o meu modo de criar um ambiente acolhedor, que lembre de certa forma como eu gostaria de receber as pessoas na minha casa.
E porque eu gosto de postar xícaras de café nesse espaço? Uma conversa como essa é a oportunidade de explicar melhor. Sabe aquele dia que nem parece que você tem que virar a chave, voltando da agitação de um domingo, e já entra de cara na rotina diária? Que é aquele momento que você quer recarregar as energias para começar uma semana intensa. É um momento de convidar e acolher, que é uma coisa que eu faria com quem quisesse visitar a minha casa.
Sinta que qualquer lugar seja a sua casa. Esse diário que eu escrevo é um pouco disso para mim. Quero tratar como se fosse a minha casa, e fazer com que as pessoas se sintam em casa. E a gente aprende que quando está em casa, precisa receber as visitas da melhor forma possível. E postar esses cafés nas artes digitais das segundas-feiras é um modo de dizer para os visitantes do site que neste ambiente eles podem se sentir em casa, recebidos da melhor forma possível.
Por isso, chega mais e tome um café! Sempre é bom bater um papo, conversar, e eu sempre abro umas boas oportunidades para conversar. E quero sentir que eu estou fazendo isso nesse ambiente virtual, como se eu quisesse mais do que contar histórias, fazer com que as pessoas se sintam envolvidas por elas. Onde tiver uma oportunidade que eu possa criar um ambiente acolhedor para as pessoas, eu vou fazer. E esse momento é uma dessas oportunidades.
Criar ambientes acolhedores é uma parte importante não só de um ambiente comum, como a sala ou o terraço da sua casa, mas também o próprio ambiente virtual pode servir para isso. É aqui que eu gosto de criar essas sensações, na certeza de que é assim que eu gostaria de ser recebido na casa das pessoas. E para que eu possa receber as pessoas na minha casa, quero que elas se sintam justamente como se estivessem em suas casas. E se sintam contagiadas para fazer o mesmo, como uma atitude que inspira.
É por aqui, nas atitudes mais simples, que a gente começa a construir um mundo melhor, um mundo onde a gente pode conviver em paz e harmonia, com diálogos que ajudem a construir uma relação, tudo isso reforçado por boas histórias que a gente tem para contar, e claro, com um bom café acompanhado de biscoitos, numa tarde tranquila igual essa que eu estou escrevendo este texto que você lê. Como se eu sentisse que eu estou conversando com você.
Nesses dias de janeiro, eu estou conversando com vocês, como eu faço todos os dias, mas de um jeito bem leve e diferente. E quando vocês chegam aqui na minha casa e estão conversando comigo, vocês já sabem que eu vou servir aquele café com biscoitos que vocês tanto gostam. E é assim, bem leve e bem tranquilo, que eu vou bater um papo com vocês, para que vocês voltem sempre. Então, chega mais, esse é o momento. Que para mim, tem aroma de café.
Todo mês de janeiro tem #31conversas sobre a vida, o começo do ano, planos, muita coisa. Uma conversa por dia durante todos os 31 dias do primeiro mês de cada ano, sem tema, sem nada: não precisa partir de uma pergunta, uma boa conversa já é o suficiente.
Siga-me nas redes sociais para seguirmos conversando sobre qualquer coisa: