Image

Year in Search: o quanto fomos curiosos em 2020 – Parte 1

Todos os anos, o Google divulga seu Year in Search, e analiso nesta série de posts o que o Brasil buscou em 2020.
, ,

2020 Ă© um ano que por mais que as pessoas queiram esquecer, ninguĂ©m vai esquecer. O ano mais intenso das nossas vidas por tudo o que aconteceu, e principalmente, pelo que nĂŁo aconteceu. Tivemos preocupaçÔes, mudamos nossas vidas, tudo aconteceu de repente e aprendemos muito. Se a vida Ă© um aprendizado, 2020 foi um doutorado, algo mais intenso, como vai refletir o Year in Search do Google – foco como em todos os anos nas buscas feitas aqui no Brasil.

E como em todos os anos, o Google divulga o seu Year in Search, e como em todos os anos, eu vou comentar sobre o Year in Search, falando um pouquinho sobre os aspectos e tendĂȘncias do que esses resultados nos trouxeram. Como Ă© muita coisa, esta matĂ©ria terĂĄ trĂȘs partes – para nĂŁo ficar alongada demais.

E marcando mais um cacoete do qual eu me livro, os subtĂ­tulos que separam as partes do texto passam a ser com uma letra um pouco maiorzinha.

Pois bem, por onde começamos? Ora essa, pelas buscas do ano em geral.

O que o Brasil buscou em 2020

O primeiro colocado Ă© um reflexo de quase todos os outros. O coronavĂ­rus surgiu no inĂ­cio do ano e chegou de uma forma que causou o que causou. O AuxĂ­lio Emergencial, medida do Governo Federal que repassou dinheiro para as famĂ­lias que sentiram os efeitos da pandemia – praticamente quase todo o paĂ­s – Ă© um reflexo disso; muitas famĂ­lias do dia para a noite se viram sem emprego, algumas passaram a trabalhar e estudar em casa – olha aĂ­ o Google Classroom, enfim, isso reinventou as nossas vidas.

Processos eleitorais no Brasil e nos Estados Unidos, eventos esportivos, reality shows. Ao mesmo tempo que nos preocupamos, também nos distraímos, e assim tocamos as nossas vidas.

Ah, como somos curiosos…

A gente nĂŁo sabia o que era o coronavĂ­rus. Nem o que viria por aĂ­ por causa dele. NĂŁo para menos o Google foi nossa tĂĄbua de salvação para entender a tempestade que irĂ­amos enfrentar, afinal, o que Ă© isso que iria mudar as nossas vidas, e que ao longo do ano foi arrancando vĂĄrias delas de nossa convivĂȘncia?

As personalidades do ano

Do primeiro ao quinto, personalidades polĂ­ticas que mudaram os rumos do ano que estĂĄ terminando. Nos Estados Unidos, destaque para o presidente Donald Trump, que na esperança de se reeleger, perdeu a eleição para Joe Biden. JĂĄ no Brasil, o destaque para os ex-ministros cujas saĂ­das do Governo tiveram mais repercussĂŁo, casos de SĂ©rgio Moro (ex-ministro da Justiça) e Luiz Henrique Mandetta (ex-ministro da SaĂșde).

E também se destacam personalidades do reality show Big Brother Brasil 20, da TV Globo, a saber: Manu Gavassi, Rafa Kalimann e Babu. Além do ex-técnico do Flamengo Jorge Jesus e a influencer Andressa Suita.

O mundo de ponta-cabeça

Como esse ano nos fez aprender liçÔes e como ele nos redefiniu muitas coisas em termos de justiça, preocupação com a nossa saĂșde e com o que acontece ao redor do mundo. Da nossa responsabilidade como cidadĂŁos a partir do voto, das novidades que trouxe, do que aconteceu e nĂŁo poderia acontecer.

Aprendemos muito em 2020

Aprender das coisas mais båsicas a um novo idioma, coisas que nunca fizemos a coisas que até às vezes nós desaprendemos a fazer. O que nos sobrou em 2020 foi tempo. Que aprendizados levamos desse ano?

Os itens sĂŁo 15, e trouxe os cinco primeiros “top 10” do Google Brasil. Ou seja, este Ă© o primeiro post de trĂȘs, com cinco “tops 10” cada um. Assim entĂŁo, aguardem mais duas partes sobre o que pesquisamos nesse louco ano de 2020 por aqui.

E tÎ postando esses tops também nas redes sociais, é só acessar @josivandroavelar.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentĂĄrios sĂŁo processados.

Antes de deixar o seu comentĂĄrio, leia a PolĂ­tica de ComentĂĄrios do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada Ă s segundas, quartas e sextas, Ă s 8 da manhĂŁ.

Junte-se a 11 outros assinantes