Image

Um tema que não foi em cima do laço

Este foi um tema que foi estabelecido no início do mês de abril. Como você conseguiu fazer isso sem a preocupação de estabelecer um tema em cima do laço?

Este foi um tema que foi estabelecido no início do mês de abril. Como você conseguiu fazer isso sem a preocupação de estabelecer um tema em cima do laço?

Pergunta feita por este editor

Este é um tema que não poderia ter sido estabelecido na noite de ontem, quando fecha o dia. Afinal, tudo tem um componente de pressa e de muitas vezes entregar o que é preciso entregar para a semana começar. Esses últimos dias tem sido assim e assim tudo começa de novo. Mas diante de um cenário de mudanças as quais nunca se sabe quando irão acontecer, é o momento de ensaiar. É o momento de começar a colocar em prática os objetivos que você planejou lá atrás. E também é o momento de estabelecer os temas das próximas semanas, sem a preocupação de fazer as coisas em cima do laço.

Eu poderia dizer que estou ansioso para que o meio do ano chegue. E ao mesmo tempo, construir aquilo que se chama de meio do ano. Você poderia dizer que eu estou delirando e imaginando demais, mas calma, eu consegui! Já sei o que colocar no ar nos próximos dias até pelo menos o meio de maio. E ainda estou planejando o que colocar no ar em junho! O momento das festas juninas. Pareço até aquele pessoal de prefeitura que já lançou a programação no início de abril, de tão significativo que esse momento é. Mas as festas juninas deste ano são um mero detalhe diante das mudanças que estão acontecendo neste momento.

O cenário vai mudar, as coisas vão ser diferentes. Esse é um fator. O outro é o que vai acontecer depois dessa mudança de cenário. E principalmente, o que se busca agora que todas as barreiras, ou a maioria delas, serão eliminadas. Se busca mais produtividade, mais possibilidades, mais oportunidades de trabalho e aprendizado. Mas tudo isso em um quarto? Sim. Porque esta é a primeira vez em que eu posso dizer que eu tenho um ambiente próprio. Ok, ele ainda não está completamente organizado, mas tudo o que eu quero é isso: poder fazer as minhas coisas sem problemas, sem barreiras e com mais liberdade e privacidade.

Este é um tema que foi estabelecido no começo do mês, quando maio parecia distante e quando eu acreditava que assim seria, e que eu teria tempo suficiente para pensar em como seriam as coisas daqui em diante. Mas ao mesmo tempo, eu sei que o tempo passa rápido. E sei que eu preciso continuar no meu trabalho de frente, como se maio, junho, ou até mesmo o final do ano, já tivesse chegado. Afinal, se um tema sobre frente de conteúdo fosse estabelecido agora, que sentido faria? Esta é, por enquanto, a última frente de conteúdo que eu tenho das #SetePerguntas. Mas nesta semana, eu vou elaborar mais temas.

Tudo fica mais leve quando tudo é feito com uma folga de tempo. Tempo suficiente para planejar, para realizar, e para que tudo esteja pronto no momento em que o material precise entrar no ar. E eu tenho certeza de que, daqui em diante, tudo vai fluir por causa de uma coisa: eu estou ganhando tempo, eu estou planejando, eu estou tendo a serenidade que eu mereço de aproveitar o tempo e colocar as coisas no ar. E assim eu vou planejando o mês que vem, os próximos meses, e mais o que virá por aí, hoje mesmo. Neste momento. Na certeza de que nada será feito na base da correria como tem sido a rotina de outros dias.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes
Sair da versão mobile