SURPRESA HISTÓRICA

Hoje foi Dia do Estudante, e, tive uma surpresa diga-se de passagem, bem surpreendente. Por ser justamente Dia do Estudante, […]

Hoje foi Dia do Estudante, e, tive uma surpresa diga-se de passagem, bem surpreendente. Por ser justamente Dia do Estudante, me deparei na entrada do colégio com um monte de recortes de jornal do ano de 1988 (o ano em que nasci). É nessas horas em que eu queria ter uma câmera fotográfica para registrar esses murais.

Esses murais mostravam protestos contra aumentos de passagem da época, e o que mais me chamou a atenção, além das histórias e notícias (quem quer ser jornalista sempre lê tudo atentamente), são as fotos das relíquias do transporte coletivo da época. Da época em que a São Judas Tadeu faziam as linhas 510 e 511 de Tambaú. Eu já tinha ouvido falar dessa empresa, mas nunca tinha visto uma foto, um registro dessa existência.

Para quem não sabe, a São Judas Tadeu operava nos anos 80 essas duas linhas acima, as linhas aqui do meu bairro e o atual 402 da Reunidas. No final desse mesmo ano de 1988 foi comprada pela Transnacional, que naquela época tinha só um ano de idade. Só de ver um carro velho do 301 nota-se o quanto a linha penou para ser uma das que tem os carros mais novos da cidade.

Eu gostaria de saber onde arrumaram os registros, pois como bem disse, queria ter uma câmera para fazer registros como esse. Mas vale o que contei, e foi história interessante. A maioria dos carros que apareciam nas fotos estava sendo depredado, já que a manifestação de 20 anos atrás chegou a esse ponto. Cabe lembrar que toda reinvidicação é compreensível, agora vandalismo não, nada justifica.

Como de praxe, na maioria das escolas, a minha incluída, só teve a metade das aulas no dia de hoje (e teve quem queria que não tivesse aula hoje). Na outra metade o pessoal da escola fez um show de talentos que eu não cheguei a ver, mas parece que a primeira vista foi muito bem organizado. E é o que literalmente vai acontecer nesse meio de mês, uma espécie de “recesso branco”, já que vai ter uma semana cultural na escola e durante esse período quase não vai haver aulas.

Registros históricos, coisas bem interessantes, enfim, o que há para ser visto é registrado se interessante for. E é isso que me move e move o blog: histórias.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

2 Comentários
  • Igor Chianca disse:

    Realmente só ficou faltando a foto… Lembro que minha avó fala que meu avô já chegou a ter uma empresa de onibus que possuia apenas 3 ônibus que iam para Ilha do Bispo, algo assim, mas ainda foi bem antes dessa epoca…
    Quanto a só ter 3 aulas… na minha escola (nexus) nem nas escolas proximas (geo, motiva, pré saúde…) não houve isso, foi aula normal!

  • josivandro disse:

    Realmente em escola pública, qualquer coisinha eles liberam os alunos. Já falaram até em caixa d´água com defeito, isso foi um dia desses.
    Pois é, é nesses momentos que eu queria ter uma câmera, mas eu hei de conseguir esses registros! Não foi dessa vez, mas eu tentarei conseguir.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

    Luneta Sonora

    Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
    1. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
    2. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
    3. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
    4. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
    5. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização
    6. Luneta Sonora 128: Só mais um episódio com recados da semana

    Assine A Luneta

    Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.