Você acredita que tudo o que você planejou sobre o episódio 200 deu certo? Qual é o futuro do formato de vídeo daqui para frente?
Pergunta feita por este editor
Foi tudo muito bem planejado. Tudo muito bem feito, eu poderia dizer. Tudo dentro daquilo que eu esperava. Fora as outras coisas que eu nem poderia esperar. E de alguma forma, um único episódio foi suficiente para determinar o futuro do Luneta Sonora. Justamente o tão esperado episódio 200. Mas sem esquecer o que eu construí nos outros 199 episódios em áudio, diante de uma história incrível que está apenas começando e que vai se manter com o nome que tem, que eu construí, e que merece mais do que nunca ser trabalhado. Agora as coisas vão ficar muito mais intensas. E como eu aprendi nessa semana tão difícil…
Eu sei, se não fosse tudo isso, o que é que eu escreveria nesse momento? A gente bola as perguntas, e nem sempre sabe por onde a gente começa a responder diante do que é imprevisível. Até porque a gente pode planejar muita coisa, mas só o destino é capaz de nos dar as respostas de que a gente precisa para dizer: isso está bom? Como isso vai ser? Você tem potencial? Como você vai trabalhar? Só uma frase me daria as sete perguntas de uma semana inteira, ou várias. Mas calma, vamos lá? Não importa que o episódio não tenha sido visto ou tenha tido recordes de audiência. Para mim, o sucesso ou o fracasso não estão somente nos números.
Eu tive muito pouco tempo para pensar o que eu iria fazer para concretizar um plano que foi uma promessa de semanas, de praticamente um ano, que podia ser colocado a perder por causa de uma crise renal ou uma virose que me deixou quatro horas na fila de espera de uma unidade de saúde. Eu sei que muito disso que eu coloquei em prática nesse pouco tempo que eu tinha para colocar o episódio 200 em prática precisa ser pensado por conta do tempo que eu tive para colocar tudo isso no lugar. Eu sei que tudo precisa ser pensado da melhor maneira possível, e bem, só isso. Eu tive medo. Eu não poderia ter vergonha de admitir o medo. Porque é admitindo o medo que se arruma coragem. E levar uma injeção de analgésico não foi nada.
Porque essa semana não foi fácil. Essa semana não foi mole. E essa semana foi fundamental para entender muita coisa e o que vai acontecer daqui em diante com o podcast e o videocast. E eu já posso antecipar uma coisa: tudo passa pelo meu canal principal. Onde você vê as artes. Onde 815 inscritos já se reúnem. A partir desta segunda-feira, a casa do Luneta Sonora no YouTube passa a ser o meu único canal na rede, o youtube.com/josivandroavelar. O canal específico não existe mais, visto que o diagnóstico do episódio de vídeo saiu rápido, até mais rápido do que eu poderia imaginar, afinal, como eu poderia esperar menos da Internet, não é?
Assim, além da centralização dos episódios no YouTube no meu canal único, os canais de áudio do Luneta Sonora reproduzem em áudio os episódios em vídeo, de modo que o esquema de alternado que foi pensado inicialmente deixa de valer. Deixei de sobreaviso para o caso de não saber o que fazer caso os episódios em vídeo não subissem por falta de suporte. Assim, todos os episódios daqui em diante serão em vídeo, de maneira que teremos vídeos curtos, vídeos especiais, lives, conferências, entrevistas, e Luneta Sonora. Tudo em vídeo. Tudo no meu cenário. Tudo no meu ambiente. Tudo até melhor do que eu poderia imaginar.
Posso dizer que algumas coisas que eu planejei para o episódio 200 deram certo, outras eu precisei mudar, algumas tantas eu precisei reforçar, tudo isso num intervalo muito curto de tempo por causa dos problemas de saúde que eu passei e que espremeram o meu tempo ao máximo. Veja quantas decisões eu precisei tomar em pouco tempo, e outras eu tive a coragem de fazer mesmo sabendo que seria difícil recuperar algumas coisas ou refazer tudo do zero. Mas eu tive coragem, porque isso é tudo o que você precisa para dar o próximo passo. Eu consegui. E como eu consegui lidar com tudo isso? Nem eu sei como. Tem forças que só o Criador explica.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.