Image

Pesquisas do ano no Google: o quanto fomos curiosos em 2025 – Parte 1

Hora de saber o que o Brasil andou pesquisando em 2025 no resumo das Pesquisas do ano no Google, no primeiro de três posts.
, ,

Saíram as listas do Year in Search do Google e como vocês já devem imaginar, vem os meus famosos comentários sobre elas, que eu faço desde 2020, mais uma das tradições do meu projeto. E tão logo a lista saiu, passei a manhã inteira preparando o material para ajudar vocês a compreenderem o quanto fomos curiosos nesse ano que está terminando.

O ano de 2025 pode ter sido o ano da virada para mim? Pode. Mas no Brasil e no mundo, serviu como um aquecimento do que a gente vai ter no próximo ano, tanto que tivemos poucos eventos de impacto e poucas coisas que mudaram as nossas rotinas. Mas a gente sempre está pronto para qualquer coisa, e cada vez mais lançamos tendências.

Os resultados divulgados pelo Google mantém o padrão, mas vira e mexe variam. Nesse ano, as listas vão ser analisadas em três posts com seis tabelas cada, totalizando 18 tabelas. Desse modo, temos 3 posts + web stories no segundo post do dia, começando por este post.

E por onde a gente começa mesmo? Como eu já dizia no ano passado, no ano retrasado e em todos os outros anos que passaram, vamos começar pelo começo.

As buscas do ano em linhas gerais

2025 marcou o ano em que ocorreu a primeira Copa do Mundo de Clubes, ocorrida entre junho e julho. Este foi o primeiro Mundial de Clubes no formato do torneio de seleções, com fase de grupos, oitavas, quartas, semifinal e final, como um evento teste da Copa do Mundo que acontece no próximo ano. O Chelsea foi o campeão do torneio, derrotando o PSG. Quatro clubes brasileiros participaram do torneio: Flamengo (eliminado pelo Bayern nas oitavas de final), Botafogo (eliminado pelo Palmeiras nas oitavas de final), Palmeiras (eliminado pelo Chelsea nas quartas de final) e Fluminense (eliminado pelo mesmo Chelsea nas semifinais).

Foi o ano do falecimento do Papa Francisco, sucedido pelo Papa Leão XIV, no conclave ocorrido em maio. Também foi o ano do falecimento da cantora, atriz e empresária Preta Gil, filha do cantor e compositor Gilberto Gil. Ela vinha de um tratamento de um câncer, o qual não resistiu em julho.

Ainda no campo dos que se foram, também repercutiu no ano que passou a morte do ativista conservador Charlie Kirk, assassinado em um evento na Universidade do Vale de Utah, Estados Unidos. O crime repercutiu dentro e fora dos limites do território norte-americano.

Já o Caso Vitória se refere ao assassinato de Vitória Regina de Sousa, em Cajamar, São Paulo. A jovem desapareceu ao sair do trabalho e o corpo foi encontrado quase dez dias depois. Uma pessoa está em prisão preventiva suspeita de participação no crime, que repercutiu bastante entre os meses de fevereiro e março.

Agora vamos aos temas aleatórios das buscas, a começar por Labubu. Para quem não sabe o que é isso, são uns bichinhos de pelúcia que parecem uns monstrinhos que a pessoa compra e nunca sabe o que vai vir, pois é vendido em uma caixa-surpresa. Começa a viralizar em abril de 2024, ao ser o adorno da bolsa que Lisa, integrante do grupo de K-Pop Blackpink, carregava. Foi vista assim, lançou tendência, e as vendas dos bichinhos dispararam.

Sabe quando você usa lápis de colorir como terapia? Não estou falando dos meus cadernos com folhas, mas sim de Bobbie Goods, uma série de livros de colorir com bichinhos fofinhos que estourou de popularidade do início do ano para cá. Dispararam as vendas dos livros – e de canetinhas coloridas que eu adoraria usar aqui nas artes, mas quem sabe um dia…

Os acontecimentos deste ano

Vamos para a tabela dos acontecimentos deste ano? Começamos pelo Tarifaço de Trump: tão logo assumiu o segundo mandato, o presidente norte-americano Donald Trump prometeu taxar países a rodo como resposta a perda de empregos e fábricas que saíam dos Estados Unidos para outros países em busca de vantagens e taxas competitivas. Sobrou para todo mundo, até mesmo para o Brasil, que levou taxação de 50% em vários produtos com o argumento inicial do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Como seria lógico que o inquérito não seria simplesmente interrompido por pressão externa, o lógico se impõe: certos produtos os Estados Unidos não produzem e são indispensáveis, não para menos várias dessas taxas foram retiradas e outras tem previsão de ser. As negociações entre as partes também envolvem conversas entre Lula e Donald Trump.

A crise do metanol se refere a uma sequência de internações e mortes envolvendo intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas falsificadas – quem bebia não sabia disso. Esse tipo de álcool é extremamente tóxico e é usado por falsificadores de bebidas por ser mais barato que o etanol, esse sim o álcool etílico que é presente em bebidas.

O filme “Ainda Estou Aqui”, que conta a história do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva e a busca da esposa dele por respostas sobre seu paradeiro, foi o primeiro filme brasileiro a ganhar o Oscar de Melhor Filme Internacional.

A denúncia do Felca foi contra a adultização de menores em vídeos de redes sociais, ou seja, crianças imitando comportamentos de adultos que não seriam adequadas para elas. Um dos exemplos que ele apontou da adultização de crianças foi com os vídeos do influenciador digital paraibano Hytalo Santos, fato esse que levou o Ministério Público e a Justiça da Paraíba – que já vinham investigando o caso – a determinarem a prisão dele e do marido. Eles estão cumprindo prisão preventiva e tiveram vários pedidos de liberdade negados.

As Eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo foram concluídas neste ano. O Brasil se classificou, mas passou um bom sufoco por conta de várias decisões erradas da CBF até acertarem a contratação do italiano Carlo Ancelotti. Também foram concluídas as eliminatórias dos demais continentes, faltando determinar as seleções classificadas via repescagem tanto mundial quanto europeia. O sorteio dos grupos acontece nesta sexta-feira.

O Julgamento de Jair Bolsonaro foi concluído neste ano, culminando na condenação do ex-presidente a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de estado, o qual teria planejado por conta da iminente derrota para o atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva, o que acabou acontecendo, mas a tentativa de golpe deu errado. É esse fato que gera o tarifaço mais pesado dos Estados Unidos, mas o fato arrefeceu.

A Guerra Irã-Israel está dentro do contexto dos conflitos mais recentes que acontecem na região. Como se sabe, Israel se envolveu em uma guerra contra o grupo terrorista Hamas por conta dos ataques perpetrados pelo grupo em outubro de 2023, gerando mortos e vários reféns que só agora estão sendo devolvidos a Israel, vivos e mortos. O cenário dessa guerra é a Faixa de Gaza, um exclave palestino situado ao Sul do território israelense. O Irã é inimigo mortal de Israel e lançou vários mísseis em Tel Aviv como resposta a ataques de Israel ao seu território, visto que o país resolveu combater as cabeças do Hamas onde quer que estivessem.

A publicitária Juliana Marins estava em uma viagem de mochilão pela Ásia em junho deste ano, quando em uma passagem no Monte Rinjani, na Indonésia, tropeçou e rolou montanha abaixo. Acontece que o resgate seria difícil e cada minuto era valioso, afinal, ela poderia ser resgatada viva. Ela não resistiu ao tempo e aos ferimentos e faleceu, só sendo resgatada quatro dias depois do acidente, ocorrido no dia 24. O caso gerou comoção nacional.

Os protestos no Nepal ocorridos em setembro do ano passado foram liderados por estudantes – por isso chamados de Geração Z – insatisfeitos com a corrupção no país. O estopim foi a proibição de mídias sociais, o que levou os populares a ocuparem tudo: ruas, palácio do governo, aeroporto e por aí vai. Tocaram fogo mesmo. O protesto resultou na queda do primeiro-ministro e na convocação de novas eleições para o parlamento do país.

E por fim, a Lei Magnitsky, aquela em que os Estados Unidos sancionam autoridades que na visão delas, violam os direitos humanos. Quem é sancionado é impedido de fazer qualquer tipo de negócio envolvendo empresas norte-americanas, além, lógico, de ser proibido de entrar no país. Quem foi sancionado por ela foi o ministro do STF Alexandre de Moraes, visto que era ele o relator não só do processo ao qual Jair Bolsonaro respondia e foi condenado, mas de vários envolvendo figuras proeminentes da direita, além de redes sociais no inquérito das fake news.

As personalidades de 2025

Agora vamos falar das personalidades? Começamos pelo tenista João Fonseca, que já conquistou dois títulos este ano (ATP 250 de Buenos Aires e ATP 500 de Basel), e já é o número 24 do mundo. Desde Gustavo Kuerten ninguém no tênis brasileiro havia chegado tão longe.

Ok, o presidente norte-americano Donald Trump você já conhece. Ele iniciou em janeiro deste ano o seu segundo mandato presidencial nos Estados Unidos, e em onze meses de governo, gerou bastante assunto, de tarifaço a intensificação de prisões de imigrantes ilegais.

O influenciador digital Hytalo Santos gravava vídeos com crianças e adolescentes, com comportamentos considerados adultos demais para a idade delas. Esse fato foi denunciado pelo influenciador digital Felca, em um vídeo onde falava sobre como crianças eram estimuladas a repetir comportamentos de adultos em vídeos nas redes sociais. O fato levou a prisão de Hytalo e seu marido.

Você deve se lembrar de Suzane Von Richthofen, que foi condenada a 39 anos de prisão em outubro de 2002 planejou o assassinato dos pais, executados pelos então namorado e cunhado dela. Pois bem: o nome dela voltou a repercutir por causa da série Tremembé, disponível no Prime Video, que retrata a cadeia dos famosos onde ela esteve presa (ela hoje está em regime aberto). Na série, Suzane é interpretada pela atriz Marina Ruy Barbosa. É também por causa da série que outro nome conhecido por um crime de repercussão aparece na lista: Elize Matsunaga, condenada a 19 anos e 11 meses de prisão por ter matado e esquartejado, no ano de 2012, seu então marido, Marcos Kitano Matsunaga. Elize está em liberdade condicional, e na série é interpretada pela atriz Carol Garcia.

Léo Lins é um humorista conhecido por suas piadas de humor negro, ou seja, de situações delicadas. Em junho, foi condenado a oito anos e três meses de prisão por piadas que debochavam de minorias e outros grupos vulneráveis, pena essa não aplicada até aqui, visto que a defesa recorreu. O caso repercutiu pelo fato de que não caberia prisão ao humorista por ele estar exercitando sua liberdade artística.

Carlo Ancelotti foi um técnico vitorioso por onde passou. Neste ano de 2025, deixou o cargo de técnico do Real Madrid e aceitou o desafio de treinar a Seleção Brasileira de Futebol, quebrando uma tradição da seleção ser praticamente só treinada por técnicos brasileiros. É ele quem vai comandar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026.

2025 certamente vai ser um ano inesquecível para a influenciadora, empresária e apresentadora Virgínia Fonseca. Ela terminou o casamento com o cantor Zé Felipe, pai de seus três filhos, prestou depoimento para a CPI das Bets, virou rainha da bateria da Grande Rio, e em outubro, assumiu relacionamento com o jogador Vinícius Júnior.

Vamos ao cinema

Os filmes Anora – vencedor do Oscar de Melhor Filme – e Ainda Estou Aqui – vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional – foram os filmes que encabeçaram a lista deste ano.

Além disso, o que não faltam são produções, digamos, sombrias: a produção checo-americana Nosferatu, de 2024, foi buscada consideravelmente nesse ano também, bem como Invocação do Mal 4, Entre Montanhas e Pecadores.

Para quem não entendeu o que Conclave, de 2024, faz nessa lista, tem a ver com o contexto: apesar da história ser ficcional, a história mostra exatamente como se dá o processo de escolha de um papa, visto que isso aconteceu esse ano, com o falecimento do Papa Francisco e a eleição de Leão XIV.

2025 foi o ano do lançamento de mais um filme do Superman, franquia da DC Comics, bem como de uma produção Marvel – Thunderbolts.

Já o filme Como Treinar o Seu Dragão é um remake da animação de 2010, o qual é live-action (trabalho filmado com atores reais).

Na tela da TV, pelas antenas ou pela Internet

TV e séries foram fundidas em uma única tabela: estamos falando tanto de séries e programas de TV linear – a que tem uma grade de programação e é a que você pega na sua antena – seja pela Internet, quando você pode assistir quando quiser, a hora que puder.

A série que aparece no topo da lista é a sul-coreana Round 6 (Squid Game), disponível na Netflix, que está na lista pela terceira temporada, lançada em junho, e anunciada como a última. Também em terceira temporada e também na Netflix, Monstro: A História de Ed Gein (produção norte-americana) aparece junto, e estas são as únicas produções estrangeiras da lista.

Todas as demais são brasileiras e de vários players, o que mostra a diversidade que só um mercado de trabalho aquecido pode proporcionar.

A produção brasileira mais pesquisada é a novela Beleza Fatal, criação de Raphael Montes, disponivel na HBO Max e que ao que se sabe terá uma segunda temporada. A produção teve uma alta repercussão nas redes sociais. O mesmo autor emplacou ainda uma obra inspirada em um livro escrito por ele, Dias Perfeitos, minissérie disponível no Globoplay.

Já falamos sobre Tremembé, produção disponível na Prime Video que fala sobre o presídio onde geralmente ficam os condenados por crimes de alta repercussão na mídia, com base em livros do jornalista Ulisses Campbell, o que trouxe para a lista de personalidades nomes como Suzane Von Richthofen e Elize Matsunaga.

As produções seguintes são de televisão aberta, a começar por Vale Tudo, remake produzido pela TV Globo da novela de 1988 em comemoração aos 60 anos da emissora. A audiência foi considerável, a repercussão não foi das melhores por conta das várias modificações sem sentido feitas na história criada por Gilberto Braga na tentativa de trazer a novela para 2025, o que rendeu várias críticas a responsável pela adaptação, Manuela Dias. A outra produção da TV Globo que aparece na lista é Garota do Momento, criação de Alessandra Poggi. Ambas as novelas foram concluídas e estão com as íntegras disponíveis no Globoplay.

Já ouviu falar em “novela vertical”? É aquela produção que foi gravada em 9:16 (tela do celular), com capítulos que duram entre 3 e 10 minutos, e que foram feitas para atender quem consome conteúdo pelas telas pequenas. A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário, produção da ReelShort (uma plataforma voltada para esse tipo de conteúdo) é exatamente uma produção assim.

Por fim, a única produção da lista que não é de dramaturgia, mas um reality show: Power Couple, produzido pela Record.

IA em intensidade pura

2025 marcou o ano em que a inteligência artificial atingiu o seu auge, e os termos de pesquisa mostram modelos de linguagem conhecidos. O mais pesquisado foi o Gemini, que é a ferramenta de IA conversacional do Google. Outras ferramentas de IA do Google que aparecem na pesquisa são o Veo 3, voltado para a produção de vídeos que simulam a realidade, NotebookLM, que transforma dados de várias fontes em vídeos, áudios e outros materiais que ajudam a sintetizar os assuntos, o Nano Banana, mecanismo de criação de imagens, e o Flow, ferramenta que permite criação de vídeos de qualidade cinematográfica.

O Grok é a IA de Elon Musk, que está no X e também tem app próprio. O Manus é uma ferramenta que permite executar tarefas do mundo real de forma independente, sem supervisão humana constante. O Pixverse é um app de geração de vídeos, e o Blackbox é voltado para programadores.

O Google dominou com força, e a OpenAI, que praticamente abriu o caminho das IAs mais populares com o ChatGPT, não apareceu na lista.

Esse mês é intensidade em nível máximo, e tem muita coisa ainda para rolar hoje. A manhã foi dedicada a construir o material de base para que você possa conferir os destaques do ano por aqui, essa já é uma tradição consolidada. E como manda a tradição, você também vai ver essas tabelas em formato de carrossel, no meu Instagram.

Os posts do Year in Review vão ao ar sempre no segundo post do dia até este sábado, por isso, ainda tem muito assunto para tratar ainda até lã! Te convido para mais uma análise que você confere amanhã aqui no site, não deixe de conferir!

Não perca nenhum detalhe do mês mais produtivo do site! Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile