O que ainda falta para a mudança no ambiente ser concretizada?
Pergunta feita por este editor
Faz tempo que eu falo nessa tal mudança. Para ser mais preciso, as coisas começaram como um rumor, depois passaram para a fase mais concreta. Isso tem um ano, mas eu não contei nada até dezembro do ano passado porque eu não tinha certeza nem muito menos estava acreditando que isso iria acontecer, mas na medida que as coisas foram acontecendo na família, o momento de redesenhar o lar estava se tornando cada vez mais real. E foi com essa certeza que eu falei sobre o que iria acontecer. Só não dei datas, porque eu ainda não tinha, como eu até hoje não tenho, essas datas claras. Mas o que ainda falta para a mudança no ambiente ser concretizada?
O que falta para a mudança acontecer, antes de mais nada, é uma coisa: estar tudo pronto para a minha irmã se casar. Não tenho ainda uma data certa, mas será no meio do ano. Faltam algumas coisas para o lar dela estar completo. Mas como precisa haver toda a questão da transição, tem que dar tempo para a mudança acontecer, porque é necessário um trabalho para desocupar o quarto. Ao mesmo tempo, é necessário adaptar cada ambiente, tanto o meu quanto o do meu irmão, que deve ocupar o quarto que até aqui é da minha irmã. Isso envolve adquirir novas camas. Lembrando que no meu quarto, existe um beliche.
O beliche vai ser encaminhado à casa de praia de um vizinho. O guarda-roupa vai ser desmontado, ele já tem vários anos – perdi as contas – está desgastado e será substituído por um armário que já está em casa, mas com outra finalidade para as quais dá para transferir para outros cômodos. O que é ideal, afinal, uma das minhas queixas era sobre a parede onde o guarda-roupa ficava: ele é tão grande que é inviável afastar para pintura, e fica o espaço sem pintar. Nem quero ver o estado da parede. Ela vai precisar ser reformada, assim como outras paredes, que serão pintadas na cor azul, a meu pedido.
Outras coisas já foram feitas igualmente a meu pedido, como a questão da troca da porta, que era de vidro e corrediça. Eu detestava essa porta, por não me garantir privacidade, acústica – e eu preciso desse ambiente isolado por motivos de Luneta Sonora – bem como me tomava o espaço de uma parede, onde nada podia ser colocado porque iria bater na porta de vidro. Essa porta foi vendida e está em outra casa do bairro. Com os recursos da venda dessa porta de vidro, foi adquirida e instalada a nova porta de madeira, e ela está aqui. As marcas da instalação da antiga porta de vidro ainda estão visíveis, mas elas serão apagadas com a reforma e pintura das paredes.
E por fim, algumas requalificações serão feitas no banheiro, com troca de alguns itens e limpeza geral dos que ficarem. O banheiro não irá ficar do mesmo jeito que está hoje, vai passar por uma limpeza mais intensiva do que a de rotina. Vários buracos foram tampados. É importante que algumas coisas sejam feitas antes da transição para que no momento em que a mudança aconteça, o foco seja no mais importante: arrumar o quarto, separar os itens e deixar que cada ambiente fique do seu jeito. Tempo e planejamento não nos faltam, e realizar tudo dentro do tempo é o que falta para a mudança acontecer.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.