Image

O que dezembro desperta em mim

O que você sente que dezembro desperta nos seus projetos que nenhum outro mês desperta?

O que você sente que dezembro desperta nos seus projetos que nenhum outro mês desperta?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Dezembro é o mês em que tudo começou, e se este é o mês mais produtivo do site, vai além do Natal e do Ano Novo que já tornam esse mês intenso por natureza. É o que ele traz junto: a necessidade de revisitar, a necessidade de relembrar, a necessidade de fazer um balanço do que foi bom e do que não foi nesse ano que está terminando. E no meu caso, vai bem além disso: representa o mês em que eu tornei os meus objetivos de comunicação uma realidade, porque período de fim de ano é o momento de testar. E em dezembro de 2008, fiz o teste que mudou para sempre a minha história, como um recado para deixar claro o que eu queria para mim.

Foi quando eu tornei realidade um objetivo antigo que eu tinha que era de ter um blog. Isso se deu no dia 23 de dezembro de 2008, após o último dia de aula que eu tive do segundo ano do Ensino Médio, e bem, essa história eu conto todo ano e quem lê já sabe disso. É quando chega o real momento de experimentar, de testar ideias novas, enfim, é um mês que se traduz em comunicação na veia, e quem me conhece, sabe que o que eu quero é justamente isso: trazer novas ideias, testar essas ideias, ver junto com vocês o que pode dar certo para 2026, quando eu vou promover mudanças na minha agenda de trabalho, para que ninguém diga que ela é rígida.

Dezembro desperta em mim esse sentimento de renovar. E isso explica bastante o porquê desse mês ser um importante divisor de águas na história dos meus projetos. Foi inclusive, em dezembro, que eu apliquei a virada que transformou o blog em um site, sem deixar de ser blog, tendo o formato do site. Foi em dezembro que eu comecei vários projetos que hoje se tornaram parte importante da minha rotina. É em dezembro que eu conto para reforçar a minha divulgação dos projetos de comunicação, afinal, é um mês em que as atenções são altamente disputadas e você precisa chamar atenção sendo você mesmo. É um mês em intensidade máxima.

O que dezembro desperta em mim é exatamente isso: a criatividade. É quando eu quero treinar coisas novas, é quando eu quero colocar ideias em prática para as coisas que eu quero fazer, uma delas um tempo dedicado aos textos, coisa que eu não tive tempo nesse domingo por causa de mais uma crise de ansiedade que detonou o meu sono, uma das coisas que eu não quero que vire rotina e que eu quero tratar. É outra coisa que eu quero falar com vocês mais para frente, entendo não ser esse o momento agora. É o mês em que a revolução criativa vai se tornar mais evidente, afinal, é nesse momento que a criatividade vai estar em seu estado máximo.

A história de dezembro começa a ser contada agora. No último dia de novembro? Talvez. Mas o planejamento já vinha acontecendo, afinal, não se consegue colocar em prática um mês tão intenso sem antes ele ser planejado. Vai ter muita coisa, e bem, o site já está enfeitado para o Natal através das paletas sazonais. O site está em tons de vermelho pastel. As redes sociais, também. O trabalho começa agora, a intensidade começa agora. E é assim que eu dou início a esse mês tão intenso, na certeza de que muito do que vocês verão se refletirá na minha rotina no próximo ano, que agora que a virada aconteceu, será o ano da intensidade.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile