Qual é o primeiro passo concreto que você quer dar para fazer 2026 valer a pena desde o início?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Quando um novo ano começa, a primeira coisa que você pensa é: por onde começar? Qual é o primeiro passo que você quer dar? Nem sempre você sabe por onde, mas sabe que em algum momento precisa começar. Toda história é feita de um primeiro passo, mas qual vai ser o meu primeiro passo concreto para fazer o ano que começa valer a pena? Não é mais o momento de planejar, isso já passou, esse é o momento de colocar o que você planejou no ano que acaba de terminar na prática. 2025 já passou, 2026 já começou e esse é o momento de começar uma nova história, transformar planos em realidade e em história. E por onde eu quero começar? Qual vai ser esse primeiro passo?
A mudança que eu busco para esse ano que se inicia hoje começa no aprendizado e na rotina, coisa que andava bem bagunçada nesses últimos dias, porque o ano que passou foi intenso demais. Você sabe que tempo é fundamental para aquilo que você pretende construir. E talvez eu já tenha dado esse primeiro passo ainda nos últimos dias de 2025 com a reorganização do tempo, mesmo com toda a carga de ansiedade e dificuldade para dormir que eu ando tendo nos últimos tempos. Muito disso tá sob controle agora. Não sei como vai ser nos próximos dias, mas o momento é de colocar as coisas no seu devido lugar. Ou onde eu acredito que seja o devido lugar dessas coisas…
Conquistei um lugar, o espaço que tanto queria para que os meus projetos tivessem de fato um lar. É como eu defino o meu ambiente, o meu quarto. O ponto de virada desse ano de 2025 e que se tornou uma base sólida para tudo o que eu estou criando para esse ano de 2026 e os próximos. É sobre um projeto de futuro. E nada disso seria possível se eu não tomasse a iniciativa de potencializar os meus projetos, dar mais tempo, recursos e tudo aquilo que eu preciso para tornar objetivos possíveis. Com essa base sólida, dei início a revolução criativa. Ela está em curso nesse momento. E é com esse princípio de ampliar e potencializar a minha base criativa que eu tenho que 2026 começa.
Mudanças são fundamentais na rotina que você pretende construir. E o começo de um novo ano é fundamental para começar a colocar os planos que você tem em mente em prática, ainda mais mudanças que alteram de forma significativa a sua rotina diária. A própria mudança de ano significa demais para aquilo que você busca, com base naquilo que você conquistou no ano que passou, com base em planejamento, cautela e paciência. Agora eu trabalho com planos mais complexos, não que conquistar um quarto próprio parecesse ser a coisa mais simples do mundo, mas também envolveu uma operação complexa e o possível vindo do impossível como componente.
2026 vai valer a pena, e já começa a partir de agora. O momento já não é mais de planejar. É de colocar objetivos em prática. É de começar a realizar. Entender a sua missão e colocar os seus objetivos em movimento. Isso tudo está acontecendo, mesmo no silêncio e na discrição de quem vê de fora, mas não faz ideia da inquietude que eu tenho dentro de mim. É esse movimento que eu quero colocar em prática no ano de 2026. É essa revolução que eu quero colocar em movimento. Tudo isso já pareceu impossível um dia. Agora são planos e objetivos prontos para ser colocados em prática, no melhor momento. E o melhor momento é agora.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.












