O que te ajuda a voltar a criar mesmo nos dias sem inspiração?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Tem dias que a gente não se sente inspirado. Outros tantos que nem mesmo a própria inspiração vem. Talvez hoje seja um desses dias em que eu olhe a tela e pense: o que eu vou escrever hoje, qual é a resposta que eu vou dar para essa pergunta? É nesse momento que você sente que não precisa necessariamente criar por criar, mas criar pelo sentido da necessidade que a gente tem de mostrar do que a gente é capaz. Inspiração nem sempre vem, vira e mexe o bloqueio criativo nos assombra, mas que tem algo que nos motiva a buscar a inspiração mesmo que ela não apareça, tem. E a gente encontra de qualquer maneira.
É justamente por isso, por ter certeza de que a inspiração pode ser encontrada em qualquer lugar, que a gente mantém a calma, porque acredita no nosso potencial. Eu mesmo sou assim, e eu entendo o quanto muitas vezes é necessário se motivar para seguir em frente e não desanimar. Afinal, se eu mesmo não acreditar na minha inspiração, quem mais vai acreditar? Quem tem certeza do seu potencial? Quem pode apoiar melhor o seu potencial do que você mesmo? É você mesmo o primeiro a se motivar. E quando você se motiva, se sente mais motivado. Ok, isso pode ser redundante, mas é um modo de falar que a motivação precisa começar de você mesmo.
Mas onde eu encontro essa motivação? Onde ela pode estar? Todo dia a gente se faz essa pergunta quando a gente não encontra a motivação que precisa, quer seja para voltar a criar, quer seja para criar algo extraordinário e diferente daquilo que a gente já é acostumado a fazer. Procura, pesquisa, lê, ouve, assiste, dá uma volta, se inspira, vai buscando, em algum lugar pode estar a inspiração que você busca e que vai ser fundamental para o trabalho que você está realizando e os projetos que você planejou. Os meios são vários, os modos são muitos, as ideias começam a fluir já a partir do momento que você tem o estímulo necessário para seguir em frente.
A motivação não tem uma regra única, um objeto único, um motivo único de acontecer, que é só fazer uma determinada coisa que você vai se motivar. Para cada aspecto, você tem uma regra. Nem sempre um determinado padrão vai funcionar. E você sabe disso, afinal, você se conhece melhor do que ninguém e sabe muito bem que a motivação está dentro de você, e tudo o que você precisa é se sentir estimulado a criar algo extraordinário. Não há uma regra específica sobre motivação. Ela pode estar em vários lugares. E você encontrou a motivação de um jeito que você menos esperava encontrar, mas de certa forma encontrou.
É acreditando que eu sigo em frente em todos os aspectos, e não é diferente no meu trabalho, mesmo quando a inspiração não vem, e eu tenho que encarar os períodos de bloqueio criativo, os quais eu aprendi a lidar desde o começo dessa trajetória, afinal de contas, os caminhos que a gente trilha não são fáceis, e a gente tem que ter a consciência disso para não se sentir frustrado logo de cara quando a inspiração não aparecer. Quando você se der conta, vai notar que tudo está dando certo, e enfim, a inspiração que você tanto procurava apareceu, porque o que você encontrou foi motivação para voltar a criar.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.












