Image

Inovação tecnológica e autenticidade criativa

Como você equilibra inovação tecnológica com a sua própria autenticidade criativa?

Como você equilibra inovação tecnológica com a sua própria autenticidade criativa?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Este site completa 17 anos em dezembro tendo passado por todas as inovações tecnológicas possíveis, do HTML mexido na mão a inteligência artificial, do Blogger ao WordPress, de estar em uma “casa alugada” a uma hospedagem própria, de ter um subdomínio gratuito a um domínio com o meu nome – ou melhor, dois. Muitas coisas que pareciam inimagináveis para um mero cidadão comum hoje são mais do que perfeitamente possíveis para mim, e eu posso mostrar isso para as pessoas: que nada é impossível quando se tem vontade. E bem, cá estou eu demonstrando isso para vocês todos os diasm afinal, cada dia é uma descoberta.

Sendo uma página pública, evoluir era inevitável, afinal, não se passa 17 anos da sua vida atualizando um site sem que ele mude, afinal, cada mudança é uma quebra de rotina, ou melhor, uma mudança de rotina que preserva a sua autenticidade criativa. E eu me lembro muito bem de quando eu criava artes de forma precária. Hoje eu diria “estou criando uma arte de forma precária”, mas vai comparar com uma arte que eu fiz há 17 anos atrás, que eu vou precisar reavaliar os meus conceitos sobre precariedade. A gente melhora na medida do possível. E entende quando as coisas não andam da maneira que você gostaria.

Mas uma coisa não pode se perder, até porque nada justificaria passar pela evolução e pela inovação tecnológica senão preservar a sua identidade e sua autenticidade criativa. É só pensar em como as artes evoluíram, desde o Paint até o Photoshop, desde o PhotoScape até o Canva, e as melhorias que eu posso fazer nos meus projetos por meio da inteligência artificial, que eu ignorei de início, mas entendi que saber trabalhar com ela é indispensável para esses novos tempos, com a condição de que ela não pode substituir tudo o que você faz, e sim melhorar o que você já construiu, e isso inclui o seu próprio processo criativo.

O meu processo criativo já passou por várias evoluções nesses 17 anos que eu trabalho com arte e comunicação, se bem que com arte eu trabalho há bem mais tempo. Já foi lento, já foi mais rápido, até gostaria que fosse mais, mas esse é um passo que precisa melhorar no sentido de que a criação quando é mais rápida só vale a pena quando ela é bem-feita. Posso dizer que hoje o meu processo criativo se encontra no equilíbrio entre a rapidez e o planejamento, para que eu possa entregar um projeto bem-feito para as pessoas. Basicamente isso. Por isso que estudar o processo criativo é fundamental para entender o que se quer fazer e o que se quer melhorar no futuro.

Por isso o equilíbrio é fundamental, e a inovação tecnológica tá aí para isso: transformar ideias que você teve lá atrás e ir aperfeiçoando conforme as transformações e inovações acontecem. Tudo o que está disponível é para melhorar. Tudo isso é necessário para uma melhoria cada vez mais constante na qualidade do seu trabalho, afinal, muita coisa há de mudar, muita coisa há de melhorar, e muito há de evoluir no meu processo criativo, desde as primeiras coisas que eu fiz até agora. E o que eu entendo é que nesse tempo eu acumulei experiência suficiente para aprimorar a minha criatividade e a minha identidade. E assim continua sendo, pois quanto mais experiência você acumula, mais você está maduro para o mercado.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile