Image

Custos de manter um site

Manter um site tem seus custos? Quais os principais?

Manter um site tem seus custos? Quais os principais?

Pergunta feita por este editor

Quando você tem um projeto em mente e quer desenvolver esse projeto, você precisa ter em mente que esse projeto, antes de gerar dividendos, vai gastar um pouco deles também. É lógico que todo mundo quer fazer um projeto acontecer e muitas vezes não acredita que ele vá capitalizar, e tem outros que acreditam que ele vai capitalizar de cara. Mas não sabe que para toda recompensa, é necessário esforço. E o esforço que eu faço vai além da recompensa. O que eu faço vem da necessidade de se fazer presente e fazer acontecer. Cada um tem os seus motivos para ter um site. O meu é ter as minhas marcas registradas sob os meus cuidados, em um ambiente do meu jeito.

Manter um site é mais do que uma necessidade diante de uma Internet cada vez mais dominada pelas redes sociais, como se elas fossem um ambiente ideal para você criar. Como eu sempre gosto de dizer para vocês, a rede social não é sua. É como se você estivesse numa rua, numa praça, mas jamais em uma casa. Você está submetido as regras deles, tem que fazer as coisas da maneira deles, com regras muitas vezes obscuras e moderação muitas vezes automatizada, que com qualquer palavra que você escreva, tiram um post do ar. E você não tem a menor chance de recorrer, pois não existe suporte humano.

Manter um site tem seus custos. E quem quer ter um, não importa de que assunto, tem que ter consciência disso. Por isso é importante, antes de qualquer coisa, arrecadar recursos, indicar fontes, fazer o que for necessário para que o site não fique fora do ar. Afinal, por mais que hoje existam as soluções gratuitas, elas não dão conta do crescimento que acontece ao longo do tempo, e quem trabalha com site, com blog, sabe disso. Eu sei disso porque eu sei como eu comecei e como o crescimento do meu projeto exigiu que o site fosse melhor, mesmo ele ainda sendo um blog, como quis que não deixasse de ser para não perder a essência.

Hoje eu tenho custos com os domínios e hospedagem, que eu pago anualmente. Sim, você tem que renovar tudo isso todos os anos, pagando um determinado valor para manter o seu projeto no ar, ficando atento aos reajustes e todos os outros detalhes de custos que sempre vão existir, não tem jeito. Tem também o próprio custo do material que você emprega para criar as coisas. É custo em tudo. Muitas vezes você corta uma coisa ou outra, mas para colocar recursos em outras coisas que você precisa colocar para manter os seus projetos no ar com a qualidade que você quer entregar e que as pessoas esperam.

Quem monta um site sozinho sabe dos custos envolvidos na construção e na manutenção, quem contrata também sabe disso. É por isso que eu vou esclarecer melhor essas dúvidas sobre a manutenção de um site e do quanto manter um projeto no ar exige comprometimento e vontade, para além do compromisso financeiro. É assim em todos os lugares que você vá e com todos os que você precise. O comprometimento começa a partir do momento em que você toma a decisão de levar adiante um projeto. Se você quer começar um novo site, você já sabe o que vai encarar ao longo do tempo. Afinal, o caminho não é fácil, e você precisa estar preparado.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes