Image

Criar é comunicar, não competir

Como equilibrar a vontade de produzir com o desejo genuíno de se conectar com pessoas.

Muitas vezes, a gente compete pelo melhor espaço, por atenção, por narrativas, enfim, compete. Mas por que você está competindo? Por atenção? Por narrativa? Por vontade de mudar o mundo? A competição faz parte da natureza do ser humano, de se demonstrar melhor do que o outro, de demonstrar que é forte, enfim, criar traz essa perspectiva, comunicar mais ainda. Mas será que criar é competir?

É aqui que eu quero chegar na questão de que a gente muitas vezes sente que está competindo por um objetivo maior, sem saber que a criação não é uma mera questão de preferências. Mas será que esse é mesmo o propósito de criar? Comunicar também faz parte disso. De ser o melhor, de dar o seu melhor, de equilibrar a vontade de produzir com o desejo genuíno de se conectar com pessoas.

Não importa o que elas pensem, você precisa, antes de qualquer coisa, equilibrar. E a criação não pode ser o objetivo maior de uma competição. Desse conceito de entender que o que você faz transforma o mundo e mobiliza pessoas, eu vou fazendo a minha comunicação. Do meu jeito, reinventando o que acreditam que foi reinventado, inventando o que precisa ser inventado, fazendo o que precisa ser feito.

É sobre a criatividade em sua essência mais pura. E é a vida, a gente está sempre competindo. A nossa maior competição precisa ser sobre os obstáculos que a gente enfrenta. A gente está em busca dos nossos objetivos o tempo todo, e muitas vezes, tem que enfrentar vários obstáculos. É o que eu sempre digo: quem disse que a vida iria ser fácil? Não teria mesmo como ser, e não é fácil. A gente tem que enfrentar o que vier, e segue o baile.

Criar é sobre isso. Comunicar também. Competir faz parte, mas em certos momentos, é necessário se unir. Por isso é preciso respeitar o competidor. ou aquele que se sente assim. Competição não significa aversão. Significa um incentivo a mais em busca dos seus objetivos, que outras pessoas também buscam. E isso é positivo, no sentido de que quanto mais gente se junta em um caminho em comum, mais perto a gente se aproxima do nosso objetivo.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile