Na sua opinião e baseado no que você tem notado na dinâmica da Internet, qual o futuro do recurso de web stories como um todo?
Pergunta feita por este editor
Para entender o futuro das web stories, é preciso primeiro entender como as pessoas recebem as web stories. Elas são entregues, na maioria, no Google Discover e do Google Notícias. Meio raro receber acesso direto, pesquisa, onde mais se acredita que possam aparecer. Mas na maioria das vezes, as web stories são entregues diretamente pelas ferramentas do Google. É aqui que elas perderam sua vitrine, justamente porque nada pode ser mais bipolar do que as decisões que o Google toma ao longo dos anos. Porque nada piorou tanto do que a entrega dessas duas ferramentas do Google de uma forma mais específica.
Vamos começar pelo Google Discover? Eu queria falar um pouco mais sobre como o Google piorou a ferramenta. É uma das que mais muda o tempo todo, e é justamente por essa ferramenta que, como o nome diz, muita gente descobre sites que em uma situação normal jamais receberiam, a menos que apareçam nos mecanismos de pesquisa. Quando as web stories foram lançadas, elas eram entregues em formato de carrossel, onde a sua web story poderia aparecer junto com várias web stories de várias fontes, grandes, médias, pequenas, mas sites de todos os tipos, desde os grandes sites de notícias até blogs de nicho.
Ao longo do tempo, esse recurso foi minguando ao ponto de se eu tiver a sorte de encontrar uma web story no Discover, vai ser uma única perdida. O desinteresse até mesmo dos grandes editores pela ferramenta já é notório, visto que nem para eles o Google tem entregado as web stories no Discover. Prioriza bastante os posts em texto, e nem tanto as ferramentas que o próprio Google criou lá atrás com toda empolgação possível, e com todos os incentivos, e olha que ela continua incentivando o uso de outras ferramentas e nem assim ela consegue elevar os sites, mesmo aqueles maiores. Sim, o Discover é bipolar.
O Google Notícias é algo tão delicado que merece uma semana só para falar sobre ele, e eu vou falar sobre ele. E em linhas gerais, quero me aprofundar em como o Google Notícias mudou para pior e simplesmente desorientou os editores de sites. Eles escrevem textos sem saber se irão aparecer no Google Notícias, afinal, o Google mudou os perfis dos sites de uma ferramenta que os editores controlam para uma ferramenta que eles mesmos controlam. Os grandes editores tem a sorte de contar com os Destaques Jornalísticos, onde possuem o controle sobre aquilo que eles publicam. Eu adoraria que os editores dos sites que eu montei tivessem essa sorte de contar com essa ferramenta.
Mas enquanto isso não acontece, tento apontar algum caminho para o futuro das web stories. Aliás, não sou eu quem tem que apontar caminho algum. Eu sei que eu preciso criar conteúdo atraente para os leitores e tentativas não me faltaram de fazer isso ao longo desses anos. Mas se querem saber de uma coisa, as web stories não morreram. Elas continuam firmes e fortes por aqui, só que agora por outros meios e outros modelos. Na certeza de que, em algum momento, eu voltarei a ter algum lampejo de esperança. Não só eu, é verdade, mas todos aqueles que confiaram no projeto e ainda acreditam em seu potencial.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.