Image

As ideias que nascem sem planejamento

Qual foi a ideia mais interessante que surgiu sem planejamento?
,

Qual foi a ideia mais interessante que surgiu sem planejamento?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Você lê a pauta diária deste site e pensa: quem faz isso planejou cada detalhe dessa agenda, cada detalhe da ordem do dia, cada movimento nas redes sociais. Pois bem, nada disso é planejado. As ideias nascem assim, em vários momentos, e a mais interessante é trabalhada até virar uma realidade. Mas quando uma ideia interessante é tão interessante que você não quer esperar o tempo para colocar em prática? Ideias incríveis nascem e não querem esperar a tal “fase do planejamento” para se tornarem realidade. Elas gritam, fazem barulho, e é assim que elas se tornam realidade no mesmo ritmo em que surgem do mais absoluto nada.

Muitas ideias nasceram assim, na base do que se vê, na base de um desafio, na base de uma ideia que surge tão logo você bate na tela e vê algo que merece ser transformado em parte do projeto. Uma delas é este tema, as #SetePerguntas, que começou como Daily Prompt, precisou ser aperfeiçoada e se tornou “Conhecendo Você”, e há um ano, se chama, simplesmente, #SetePerguntas. Essa poderia ser a ideia mais interessante que surgiu sem planejamento só porque é por esse meio que eu respondo perguntas de uma maneira mais complexa? Diria que sim. Mas tem mais coisas que surgiram no meio do caminho que eu poderia exemplificar.

Além deste tema que me permite responder dúvidas, perguntas e outras coisas de forma mais complexa e detalhada, muitas outras coisas que eu criei no site foram desenvolvidas em cima do laço, quando até o momento da criação eu não tinha uma ideia pronta, que só surgiu praticamente no momento da execução. É verdade que alguns temas surgiram na base do planejamento, como o #TrendTalks e o Luneta Sonora e as séries de desenhos, que foram planejados por dias, meses, anos, esperaram o momento certo, mas foram ao ar e hoje são realidade. Mas outros surgiram literalmente na base do insight e não esperaram o momento certo de acontecer, simplesmente aconteceram.

Quero citar o #31conversas de janeiro, um desafio onde eu posto 31 textos com base em temas predeterminados. O #31conversas surgiu por causa de um outro tema, o Bloganuary, que eu fiz por uns três anos e inspirou este editor a escrever diariamente – foi exatamente assim que surgiu o conceito da agenda semanal em 2022, que foi o primeiro ano do Bloganuary aqui no site, para que depois do desafio o site não parasse, e desde então não parou. O tema surgiu em 2025 simplesmente porque o Bloganuary, que era promovido pelo WordPress, não ocorrreu, e eu estava esperando o momento para começar. Quando isso não aconteceu, eu resolvi agir de imediato mesmo naquele dia 1º de janeiro, e foi aí que o #31conversas surgiu.

Neste ano, o #31conversas entrou no segundo ano sendo concluído com sucesso, à espera da edição de 2027. E essa, como tantas outras ideias que nascem em cima do laço, estão no ar até hoje, com várias melhorias e aperfeiçoamentos que precisaram ser feitos com o bonde andando, afinal de contas, muitas vezes a ideia nasce desestruturada, a gente vai construindo conforme o tempo e as possibilidades de melhoria. Foi assim que temas consagrados deste site surgiram. Das conversas que eu tenho com você todos os dias, até as #31conversas de um mês inteiro sobre o ano que está começando. Porque toda oportunidade é a oportunidade para conversar de maneira franca e séria.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile